Mundo
Contra decisão de governo paraguaio, policiais realizaram protesto na Ponte Internacional da Amizade
Um protesto em Ciudad del Este, no Paraguai, foi realizado na Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, nesta segunda-feira (16). Em determinados momentos, o trânsito perto da aduana paraguaia chegou a ser bloqueado totalmente.
A manifestação foi realizada por policiais paraguaios que protestaram contra a decisão do governo federal do Paraguai em dar poder de polícia ao Exército. Os policiais querem que o governo fortaleça a Polícia Nacional e exonere o Ministro do Interior.
O protesto foi convocado pela categoria após a morte de um policial durante a fuga do preso Jorge Samudio, conhecido como chefe de uma organização criminosa do país, de uma penitenciária de Assunção.
"Nessa fuga perdemos a vida de um excelente oficial de polícia, o comissário Félix Ferrari. Temos lamentado a morte de policiais pela inoperância das autoridades, de quem comanda o país. O próprio presidente e o Ministro do Interior que deveriam delegar, liderar e fazer com que a coisa funcione no país", disse Jorge Duarte, suboficial superintendente em situação de retiro da Polícia Nacional.
O protesto começou na prefeitura de Ciudade del Este por volta das 8h e seguiu até a aduana paraguaia, onde foi encerrado por volta das 11h.
"Na fuga de Jorge Samudio cremos que rolou muito dinheiro para que isso ocorresse. Analisando todo o ocorrido, a gente acredita que isso foi preparado e perdemos uma vida. Então, nesse país não funciona a segurança. Não vamos atribuir toda a responsabilidade somente a polícia. As autoridades acima também precisam dar todas as condições para que as coisas ocorram bem", concluiu Jorge Duarte.