Mundo
Dragas vão cavar ‘8 piscinas olímpicas’ para desencalhar navio do Canal de Suez
Canal movimenta cerca de U$ 10 bilhões por dia, 12% do volume do comércio mundial
26/03/2021
Um piloto sênior do canal disse à CNN na quarta-feira (24) que a reflutuação da enorme embarcação é “tecnicamente muito complicada” e pode levar dias.
A empresa de fretamento Evergreen Marine disse em um comunicado que uma equipe de especialistas da empresa holandesa Smit Salvage e da japonesa Nippon Salvage, que trabalhou em várias operações de alto nível no passado, foi nomeada para ajudar a Autoridade do Canal de Suez a desencalhar o navio.
Impacto financeiro global
Cada dia que passa tem um custo alto para empresas e países cujo comércio foi interrompido pelo congestionamento dos navios. Cerca de 12% do volume do comércio mundial passa pelo Canal de Suez e movimenta cerca de U$ 10 bilhões (R$ 56 bilhões) por dia em cargas. Mais de 18.800 navios com uma tonelagem líquida de 1,17 bilhão de toneladas passaram pelo canal durante 2020. O que representa uma média de 51,5 navios por dia. Pelo menos 160 navios transportando combustível e carga vitais estão agora esperando para passar pela hidrovia bloqueada, de acordo com um piloto sênior de canal. Alguns navios estão decidindo desviar a rota ao redor do Cabo Horn para evitar o Canal de Suez – porém são 3.800 milhas extras e até 12 dias a mais de viagem, de acordo com a Câmara Internacional de Navegação (ICS, na sigla em inglês). “Não apenas as mercadorias a bordo do Ever Given serão seriamente atrasadas em sua jornada, mas as centenas de outros navios também serão afetados. Os danos causados à cadeia de abastecimento global serão significativos”, disse o secretário-geral da ICS, Guy Platten. Especialistas temem que, se o navio não for retirado logo, o impasse poderá impactar o mercado de petróleo, as taxas de transporte e de contêineres, levando a um aumento no custo dos produtos de uso diário. “A maior parte do comércio entre a Ásia e a Europa ainda depende do Canal de Suez e, dado que bens vitais, incluindo equipamentos médicos vitais e EPIs, estão chegando por meio desses navios, pedimos às autoridades egípcias que façam tudo o que puderem para reabrir o canal assim que possível”, disse Platten. Esta não é a primeira vez que o canal, inaugurado em 1869, fica bloqueado. Ele precisou ser fechado entre 1956 e 1957 devido à Crise de Suez, também conhecida como a segunda guerra árabe-israelense. E, novamente, em 1967, quando Israel ocupou a península do Sinai, só reabrindo após 1975. Mas o fechamento agora pode ter um impacto muito maior e mais perturbador do que durante as duas últimas paralisações, devido ao crescimento substancial no nível de comércio entre a Europa e a Ásia nas últimas décadas. “A quantidade do transporte marítimo tornou-se tão grande que é muito difícil para as autoridades egípcias, basicamente, acompanhar o crescimento”, disse o correspondente internacional sênior da CNN, Bill Wedeman, na quinta-feira. “O tamanho do Canal de Suez nos últimos 50 anos, sua largura, basicamente dobrou e claramente ainda não é o suficiente”. O Ever Given é de propriedade da empresa de navegação japonesa Shoei Kisen KK. Em um comunicado à imprensa, a Shoei Kisen pediu desculpas aos outros navios que estão presos no congestionamento. A empresa disse à CNN que presume que os danos serão reclamados pelo incidente, mas seu foco principal agora é desencalhar o navio.Mais lidas
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