Mundo
Dez Pragas do Egito e Travessia do Mar Vermelho: exposição imersiva na Expo Cristã conduz visitantes para trecho do Antigo Testamento
Atração tinha filas no primeiro dia do evento. Experience usa projeções para contar histórias bíblicas
Uma das principais atrações da Expo Cristã, que começou na última quinta-feira (5) e vai até o domingo (8) no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, é a Experience, uma exposição que usa a tecnologia para levar os visitantes para uma viagem a alguns dos principais trechos do Antigo Testamento. A atração é gratuita e contava com filas no primeiro dia do evento.
A ideia é que os visitantes tenham uma relação mais profunda com trechos importantes da trajetória cristã, combinando arte, tecnologia e espiritualidade.
A Expo Cristã existe há 24 anos e é a principal feira destinada ao setor da América Latina, com mais de 150 expositores. O evento conta ainda com apresentações de cantores, debates e palestras. A visitação é gratuita, a partir do preenchimento de um cadastro no site do evento.
Projeção
Atração Experience tem filas no primeiro dia da Expo Cristã, no Rio de Janeiro — Foto: Cristina Boeckel/ g1
A projeção em uma maquete é usada para contar a história das dez pragas do Egito. Aos olhos do público, ela ganha vida. Nos dois lados da estrutura, dois atores interpretam o faraó e Moisés.
Outra projeção, bem maior, em um corredor, representa o Mar Vermelho se abrindo para a travessia na fuga do Egito.
A experiência é feita de forma sequencial e após visitar a primeira etapa, os espectadores visitam a segunda.
Na abertura do evento, a exposição era a atração mais visitada e tinha filas.
“São experiencias temáticas e imersivas de ponta para temas bíblicos. A mesma tecnologia usada em exposições ao redor do mundo”, afirmou Adriana Barros, diretora-geral da Expo Cristã.
O público se empolgava e se emocionava quando atravessava o corredor.
“Vamos, Moisés!”, chegou a gritar um visitante.
Público da Expo Cristã tem a chance de atravessar o Mar Vermelho reproduzido em uma projeção em um corredor — Foto: Cristina Boeckel/ g1
Natanael Ferreira Cardoso, intérprete de Moisés, que costuma interpretar papéis bíblicos na igreja, experimenta a popularidade diante um público maior, que faz questão de tirar fotos com ele.
“É a primeira vez interpretando fora da igreja”, contou Natanael entre uma apresentação e outra.
A enfermeira aposentada Ruth Silveira saiu da Experience encantada.
“Eu achei lindo e diferente. Parece que a gente está vivendo a situação”, disse.
Maquete animada reproduz Egito do tempo dos faraós — Foto: Cristina Boeckel/ g1