Opinião
O ano de 2021 iniciou com a chegada da vacina da Covid-19 ao Brasil, em Mato Grosso e trouxe grandes desafios depois de muitas perdas. As pessoas, as empresas, as instituições precisaram se reinventar para seguir adiante e muitas encontraram novos rumos. A Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT) também se modernizou e este ano adotará o ensino híbrido, que mescla aulas on-line e ao vivo com as presenciais, conforme a necessidade de cada área.
A Pós-Graduação em Direito do Agronegócio, por exemplo, será 100% online e ao vivo (diferente de EAD por não serem aulas gravadas) diante das demandas e dimensões geográficas do nosso Estado, garantindo a interação entre professores e acadêmicos em tempo real. E há ainda inscrições para as especializações em Direito Penal e Processo Penal, e Direito Processual Civil: teoria e prática, tradicionalmente oferecidas ao longo de 27 anos de história e que já formaram centenas de profissionais do Direito.
O curso de Direito do Agronegócio é voltado para implementação e acompanhamento jurídico de contratos pelos advogados e suas peculiaridades. Trata de recuperação judicial, fase de execução, como também de cédulas rurais, formas de crédito dentro da nova perspectiva, contratos em dólar e moedas estrangeiras, com grupos internacionais e fundos internacionais e outras questões.
O de Processo Civil – teoria e prática tem por eixo temático o Código de Processo Civil em vigor desde 2015, com as inovações trazidas em relação à tutela jurisdicional, o processo, recursos e outros, aprofundando o conhecimento jurídico. O Direito Penal e Processo Penal aborda as constantes mudanças da área com temas como corrupção e criminalidade organizada, racismo, crimes multitudinários, Direito Internacional Penal, Tribunal do Júri e muitos outros.
O diferencial da Fundação Escola é o compromisso de manter a qualidade que vem sendo construída há muitos e muitos anos. Um dos nossos precursores foi Nelson Neri, conhecido e renomado professor de Processo Civil da PUC-SP, que trouxe esses cursos para a FESMP-MT. Assim, mantivemos o contato com a PUC e com nossa mantenedora, a Fundação do Rio Grande do Sul, mantendo o nível de excelência dos professores.
O profissional do Direito não pode parar porque não tem como parar os fatos, a vida continua e precisamos analisar esses fatos. O Direito existe para isso, como estrutura da análise da ciência, da sociedade. E dessa realidade nasce a importância de todo profissional se manter atualizado, para que não haja excessos e para que a sociedade se desenvolva. A Democracia só existe se as leis são cumpridas e se as instituições são fortes; ou seja, vai Governo, vem Governo, as instituições permanecem em pé.
MATRÍCULA DIGITAL pelo site www.fundacaoescola.org.br. Informações: (65) 3363-0600 / 99658-1800 ou [email protected].
Joelson de Campos Maciel é diretor da Fundação Escola do Ministério Público de Mato Grosso (FESMP-MT) e promotor de Justiça da 16ª Promotoria Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural de Cuiabá.