Polícia
Ex-deputado Humberto Bosaipo é condenado a ressarcir R$ 3,7 milhões por desviar dinheiro da AL/MT
Também foram condenados Guilherme Garcia e Paulo Moura ao pagamento valores menores
O ex-deputado estadual Humberto Bosaipo foi condenado a pagar mais de R$ 3,7 milhões por desviar dinheiro público da Assembleia Legislativa (ALMT).
A sentença foi proferida pela juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ações Coletivas.
Também foram condenados Guilherme Garcia e Paulo Moura ao pagamento valores menores.
O ex-deputado estadual José Riva, não foi condenado por causa do acordo de colaboração premiada com a justiça. José Geraldo Riva, Humberto Melo Bosaipo, Guilherme da Costa Garcia, Paulo Sérgio da Costa e outra 6 pessoas foram alvos de uma ação civil pública de ressarcimento de danos causados ao erário, com responsabilização por ato de improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público.
Eles foram acusados de fraudar um processo licitatório para desvio de recursos do Legislativo estadual, por meio de depósitos bancários à empresa A.L.C. da Silva – Serviços.
As investigações tiveram início após denúncia de que estariam sendo feitas operações financeiras irregulares na ALMT com a empresa Confiança Factoring Fomento Mercantil Ltda., pertencente ao grupo de João Arcanjo Ribeiro.
Esta empresa teria sido utilizada para lavagem de dinheiro oriundo do Legislativo. Foi apurado que eram emitidos cheques para empresas inexistentes.