Polícia
Justiça libera vice-prefeito de Cuiabá na audiência de custódia, mas, ele será indiciado pela Polícia e processado pelo MP por crime ambiental; pena é de 5 anos
O delegado disse ainda que o vice-prefeito acompanhava o andamento da obra no momento da prisão e tinha pleno conhecimento das irregularidades ambientais
O vice-prefeito de Cuiabá e atual secretário municipal de Meio Ambiente, José Roberto Stopa, que foi preso no final da manhã de quinta-feira, 26, pela Polícia Civil por ter cometido por ter cometido crime ambiental em uma Area de Preservação Permanente(APP), localizado, ao lado do Mercado do Porto, foi solto pela justiça estadual em audiência de custódia realizado no Fórum de Cuiabá.
Stopa foi preso em flagrante no momento exato de descarte irregular de lixo de uma obra de construções civis, no local.
Ele estava presente no momento e recebeu voz de prisão do delegado após – afirmar - que era o responsável pelo descarte. Imagens divulgadas pela Polícia Civil mostra momento que o caminhão depositou os resíduos da obra na APP.
A justiça concedeu o alvará de soltura e Stopa foi colocado em liberdade.
O vice-prefeito será indiciado pela Polícia Civil por crime ambiental e processado pelo Ministério Público. Stopa, segundo a Polícia Civil, infringiu o artigo 54 da Lei 9.605/98 e a pena pode chegar até 05 anos, além de multas.
O delegado disse ainda que o vice-prefeito acompanhava o andamento da obra no momento da prisão e tinha pleno conhecimento das irregularidades ambientais.
Em nota a Prefeitura de Cuiabá disse que o descarte feito pelo caminhão era temporário e a remoção estava programada para ocorrer na quinta-feira, 26. O vice-prefeito foi encaminhado preso para a Delegacia de Meio Ambiente e passou pela audiência de custódia no Fórum de Cuiabá.
A empresa Euromaquinas Mineração de Nova Lacerda também foi notificada pelo descarte irregular.