Polícia
Polícia Civil cumpre mandados contra criminosos envolvidos em golpes do falso cliente
O prejuízo da empresa vítima é de mais de R$ 60 mil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande, deflagrou nesta sexta-feira (11.4), a Operação Métalon, dentro de investigações com alvo em uma associação criminosa dedicada à prática de estelionatos na modalidade “falso cliente” e em receptadores de produtos de origem criminosa.
As investigações iniciaram em julho de 2024, quando uma empresa de venda de metais em Várzea Grande foi induzida a erro por golpistas, que se passaram por clientes. Para praticar o golpe, os suspeitos fizeram contato por telefone e aplicativo de mensagens, sendo expedidos boletos bancários pela vítima, que chegou a fazer a entrega da mercadoria.
Na ocasião, parte dos objetos subtraídos da empresa, foram recuperados pela Polícia Militar, quando estavam expostos à venda em outro comércio da cidade. O prejuízo da empresa vítima é de mais de R$ 60 mil.
Leia também
TABULEIRO QUEBRADO Polícia Civil faz Operação contra facção que buscava expandir atuação em MT OPERAÇÃO SALDO DEVEDOR Polícia Civil cumpre 6 mandados contra associação criminosa envolvida em golpes pela internet CURSO DE FORMAÇÃO Polícia Civil contribui para preparação de alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande OPERAÇÃO PROSPICE II Polícia Civil mira grupo criminoso que atua com tráfico e receptação de veículos na região de fronteira BERTHA LUTZ Polícia Civil cumpre 21 mandados contra autores de violência doméstica na região metropolitana de Cuiabá FURTO Polícia Civil prende escrivã por furto de armas em delegacia em MT OPERAÇÃO CAMINHOS OCULTOS Polícia Civil deflagra operação contra esquema de corrupção em contratos de transporte escolar em Peixoto de Azevedo, MT OPERAÇÃO VERDADES OCULTAS Polícia Civil localiza ossada de jovem desaparecido após ser sequestrado por facção em Cocalinho, MT VIOLÊNCIA SEXUAL Polícia Civil prende condenado por estupro e aborto com consentimento da gestante FURTO Polícia Civil mira grupo criminoso envolvido em furtos, reprogramação e revenda de módulos de caminhões
Iniciadas as investigações para apuração dos fatos, os policiais da Delegacia de Estelionato realizaram diversas diligências levantando elementos que representação para expedição das medidas cautelares contra os investigados.
Com base nas investigações, foram expedidos três mandados de busca e apreensão pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, sendo apreendidos materiais que serão periciados e analisados.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, André Luís Prado Monteiro, a investigação continuará em curso, uma vez que os investigados são suspeitos de terem atuado em outros golpes com mesmo modo de ação, ocorridos na baixada Cuiabana e em outros estados da federação.
“Com a desarticulação da associação criminosa e identificação dos envolvidos, outros diversos crimes poderão ser desvendados e outras medidas adotadas”, disse o delegado.
Métalon
O nome da operação é referente ao gosto dos golpistas e receptadores em preferir comercializar objetos de metal.