Polícia

Fuga audaciosa: seis presos escapam de penitenciária em Várzea Grande; um já foi recapturado

De acordo com a Sejus, um dos fugitivos, Juliano Cavalcante Rodrigues, 39 anos, foi recapturado poucas horas depois pelo Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE)

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM SEJUS-MT 14/08/2025
Fuga audaciosa: seis presos escapam de penitenciária em Várzea Grande; um já foi recapturado
PF deflagra Operação Estafeta para investigar corrupção em São Bernardo do Campo/SP | Polícia Penal-MT

A madrugada desta quinta-feira (14) foi de tensão máxima no Complexo Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande (MT). Seis detentos conseguiram escapar da unidade prisional em circunstâncias que estão sendo investigadas pela Corregedoria Geral da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus).

De acordo com a Sejus, um dos fugitivos, Juliano Cavalcante Rodrigues, 39 anos, foi recapturado poucas horas depois pelo Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE). Ele foi encontrado em uma área de mata próxima à penitenciária.

As equipes do SOE e da administração penitenciária seguem em buscas intensas para localizar os outros cinco foragidos.

Quem são os fugitivos: Juliano Cavalcante Rodrigues, 39 anos – Recapturado, Edvaldo de França Almeida, 39 anos, Luan Augusto dos Santos Lima, 25 anos, Ismael Mendes de Paula, 26 anos, Bruno Fernandes de Souza Costa, 24 anos e Sandro Teixeira dos Santos, 38 anos

Os crimes pelos quais eles cumprem pena não foram divulgados pela Sejus.

Uma sindicância interna foi aberta para apurar como os presos conseguiram escapar e se houve facilitação interna ou falhas graves no sistema de segurança da penitenciária.

“Todas as circunstâncias estão sendo analisadas para que possamos identificar responsabilidades e reforçar os protocolos de segurança”, informou a Sejus.

A fuga reacende o alerta sobre a segurança nas unidades prisionais de Mato Grosso, já marcadas por outras tentativas e rebeliões nos últimos anos.