Política

Toffoli ‘rechaca’ ADI da Procuradoria Geral da República e mantém Russi, Dr. João e Júlio Campos no comando da mesa da AL/MT em 2025

Os Deputados Estaduais Max Russi(PSB), Dr. João(MDB) e Júlio Campos (União) comandarão a mesa diretora da assembleia legislativa pelos próximos dois anos, a partir de fevereiro de 2025

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM STF 28/11/2024
Toffoli ‘rechaca’ ADI da Procuradoria Geral da República e mantém Russi, Dr. João e Júlio Campos no comando da mesa da AL/MT em 2025
Max, Dr. João e Júlio comandarão a mesa diretora 2025/2027 | AL-MT

Os Deputados Estaduais Max Russi(PSB), Dr. João(MDB) e Júlio Campos (União) comandarão a mesa diretora da assembleia legislativa pelos próximos dois anos, a partir de fevereiro de 2025.

A decisão ocorreu no início da noite de quinta-feira, 28, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que ‘rechaçou’ uma Ação Direta de Institucionalidade(ADI) proposta pela Procuradoria Geral da República que alegava vícios procedimentais e infraconstitucionais na eleição da mesa do poder legislativo mato-grossense, ocorrido no último dia 07 de agosto.

Na votação entre os 24 parlamentares, foram eleitos os Deputados Estaduais Max Russi na Presidência, Dr. João, da primeira-secretaria e Júlio Campos na primeira vice-presidência.

Na decisão que negou prosseguimento na ADI, Toffoli argumentou que a PGR não contestou a norma em que se encontrava a questão jurídica suscitada.

Assim o objeto da ação foi tacitamente revogado por legislação superveniente.

A antecipação da eleição da assembleia teve como base o artigo 34, & 6º da Constituição de Mato Grosso, com redação dada pela emenda constitucional 116/2024.

Ainda farão parte da nova mesa da AL/MT, os Deputados: Gilberto Cattani(PL), na segunda vice-presidência, Wilson Santos(PSD), na terceira vice-presidência, Paulo Araújo(PP), na segunda secretaria e Diego Guimarães(Republicanos) na terceira secretaria. Também farão parte, os Deputados Elizeu Nascimento(PL), na quarta secretaria, Fábio Tardin(PSB), na quinta secretaria e Juca do Guaraná(MDB), na sexta secretaria.