Política
Bolsonaro tem gastroparesia e soluços; entenda quadro
Ex-presidente relata interrupção do funcionamento normal do sistema digestivo há mais de 12 dias

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste sábado (26) que tem tido episódios de soluço e relatou que ainda não retomou o funcionamento normal do sistema digestivo. O último boletim médico, divulgado pelo Hospital DF Star no início desta tarde, informou que o quadro ainda impede a alimentação por via oral.
“Ainda persistem sinais de gastroparesia (retardo no esvaziamento do estômago), soluços e, até o momento, desde a última cirurgia realizada no dia 13 de abril não apresentei movimentos intestinais espontâneos”, afirmou Bolsonaro em uma publicação nas redes sociais.
A gastroparesia é um transtorno que compromete a capacidade do estômago de se contrair e esvaziar adequadamente. O processo de passagem dos alimentos do estômago para o intestino delgado, chamado esvaziamento gástrico, é essencial para a digestão e pode ser afetado por diversos fatores.
Entre os principais sintomas da gastroparesia estão desconforto abdominal, sensação de estômago cheio, saciedade precoce, náuseas e vômitos.
Fatores como volume, consistência, densidade calórica e temperatura dos alimentos também influenciam na velocidade do esvaziamento gástrico. Alimentos frios, por exemplo, tendem a retardar o processo, enquanto alimentos quentes podem acelerá-lo.
A presença de lipídeos (gorduras) e alguns peptídeos no intestino delgado também contribuem para a digestão mais lenta. Situações de estresse são outro fator que pode agravar o quadro.
Leia também
CIRURGIA Bolsonaro: 'Provavelmente passarei por nova cirurgia' CIRURGIA Bolsonaro é submetido a cirurgia em hospital particular de Brasília CIRURGIA Cirurgia deste domingo é a mais longa feita por Bolsonaro desde 2018 CIRURGIA Por que Bolsonaro fez várias cirurgias após facada: 'Quanto mais mexe, maior o risco' CIRURGIA DA BEXIGA Bolsonaro completa uma semana pós-cirurgia com 'pressão controlada', mas segue na UTI sem previsão de alta TENTATIVA DE GOLPE Após 'live' no quarto de UTI, oficial de Justiça intima Bolsonaro no hospital com aval do STF CIRURGIA DA BEXIGA Bolsonaro apresenta “piora clínica” e pressão arterial elevada, diz boletimSaúde de Bolsonaro
Bolsonaro está hospitalizado desde o último dia 11, quando passou mal durante agenda no Rio Grande do Norte. Transferido para Brasília, Bolsonaro passou em 13 de abril por extensa cirurgia para desobstrução intestinal e segue na UTI desde então.
O boletim médico, divulgado neste sábado, relatou que Bolsonaro segue estável clinicamente, sem febre e sem alterações da pressão arterial. A equipe médica informou que Bolsonaro ainda não realiza alimentação via oral e está recebendo suporte calórico e nutricional por via endovenosa – diretamente na veia.
O informe médico também afirma que Bolsonaro não pode receber visitas e segue sem previsão de alta da UTI. Apesar da orientação, Bolsonaro tem recebido a visita de aliados na UTI do hospital em Brasília.
Na terça-feira (22), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, esteve junto ao ex-mandatário. Na quarta-feira (23), foi a vez de Silas Malafaia se encontrar com Bolsonaro.
Desde que foi internado, a equipe médica tem compartilhado boletins diários sobre a recuperação do ex-presidente. Na quinta-feira (24), o ex-presidente teve alteração na pressão arterial, que voltou a se estabilizar na sexta-feira (25).