Política
Bolsonaro vai ser preso? Entenda os crimes citados na decisão de Moraes e quais as penas
Ministro determinou medidas restritivas contra o ex-presidente. Segundo Moraes, condutas de Jair e Eduardo Bolsonaro caracterizam 'flagrantes confissões da prática de atos criminosos'
18/07/2025

Ao determinar a aplicação de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, citou os crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional, previstos na legislação penal.
Somadas as penas máximas dos crimes listados, a punição pode chegar a 20 anos.
"As condutas de Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro caracterizam claros e expressos atos executórios e flagrantes confissões da prática dos atos criminosos", afirmou o magistrado.
Bolsonaro sobre tornozeleira: "Suprema Humlhação"
Leia também
OPERAÇÃO COBTRA BOLSONARO Bolsonaro usará tornozeleira eletrônica e fica sem redes sociais, decide Moraes; o que se sabe OPERAÇÃO CONTRA BOLSONARO Bolsonaro diz que investigação contra ele é política e 'suprema humilhação': 'Nunca pensei em sair do Brasil ou ir pra embaixada' OPERAÇÃO CONTRA BOLSONARO Moraes diz que Bolsonaro e Eduardo atuam para interferir no STF OPERAÇÃ CONTRA BOLSONARO PF acha na casa de Bolsonaro pen drive em banheiro, dólares e cópia de ação contra Moraes nos EUA OPERAÇÃO CONTRA BOLSONARO Imprensa internacional repercute operação da PF contra Bolsonaro OPERAÇÃO CONTRA BOLSONARO Veja Vídeo: Bolsonaro incentivou tarifaço de Trump contra o Brasil, diz PFCoação no curso do processo
- Ocorre quando a pessoa usa "violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral". ⛓️💥A pena é de prisão de um a quatro anos, além de multa.
Obstrução de investigação contra organização criminosa
- Este crime fica configurado quando alguém impede ou, de qualquer forma, embaraça a investigação de infração penal que envolva organização criminosa. ⛓️💥A pena é de 3 a 8 anos de prisão.
Atentado à soberania nacional
- Acontece quando a pessoa negocia "com governo ou grupo estrangeiro, ou seus agentes, com o fim de provocar atos típicos de guerra contra o país ou invadi-lo". ⛓️💥A pena é de reclusão, de 3 a 8 anos.
Mais lidas
1