Política
Lula: “Trump ligou para mim e disse: ‘Lulinha, pintou uma química’”
Presidentes do Brasil e dos Estados Unidos conversaram por ligação na última segunda-feira (6) por cerca de 30 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (9), que o líder norte-americano Donald Trump defendeu, durante a ligação entre os dois no início da semana, que “pintou uma química”.
“O presidente Trump, que parecia o inimigo número um, me telefonou na segunda-feira e disse pra mim: ‘Lulinha pintou uma química entre nós, vamos conversar, vamos discutir, sabe?' E é bom que pinte uma química mesmo”, disse o chefe do Executivo durante agenda em Maragogipe, na Bahia.
Segundo o petista, a fala de Trump durante a conversa é um sinal positivo para as negociações entre os dois países em torno da taxação imposta pelos Estados Unidos sobre as importações brasileiras
Os presidentes conversaram por ligação na última segunda-feira (6) por cerca de 30 minutos. O encontro teve "tom amigável" e foi positivo, segundo integrantes do governo.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social), além do assessor especial Celso Amorim, estiveram com Lula durante a conversa.
Como resultado da conversa, Trump indicou que o chefe da diplomacia estadunidense, Marco Rubio, fosse designado para continuar as negociações com as autoridades brasileiras.
Leia também
ONU Lula: Trump optou por ter relação com Bolsonaro, não com o povo brasileiro ASSEMBLEIA DA ONU Trump e Lula juntos: o que esperar de possível encontro entre os dois? ASSEMBLEIA DA ONU Trump diz que gostou de Lula e fala em encontro na semana que vem DIPLOMACIA INTERNACIONAL Lula e Trump devem conversar por telefone ou vídeo, diz Mauro Vieira DIPLOMACIA BRASILEIRA Lula diz que soberania brasileira não será discutida em encontro com Trump TARIFAÇO DE TRUMP Secretário de Comércio de Trump diz que é preciso "consertar" o Brasil BRASIL X EUA Lula pede fim do tarifaço e Trump diz que dois países vão 'se dar bem juntos'; o que se sabe da conversaRubio e Vieira conversam por telefone
O primeiro encontro de Rubio com autoridades brasileiras após o pedido do presidente americano aconteceu na manhã desta quinta-feira.
Rubio telefonou para Mauro Vieira. Os dois combinaram de se encontrar pessoalmente e de reunirem suas respectivas equipes "o mais breve possível".
A ligação durou cerca de 15 minutos. Segundo relatos feitos à CNN Brasil, a conversa foi cordial, objetiva e sem traços de hostilidade.