O terceiro colocado nas eleições gerais ocorrido em 2018 para o Senado, Carlos Fávaro(PSD) assume semana que vem, a vaga de senador por Mato Grosso, após a mesa Diretora do Senado decidir na quarta-feira,05, por cinco votos a favor e um contrário, declarar a perda do mandato da senadora Juíza Selma (Podemos-MT).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia cassado o mandato da parlamentar em dezembro do ano passado.
O ato ainda será lido em sessão do Plenário, prevista para quinta (16).
Depois disso, Fávaro será chamado para assumir o cargo, o que ocorrerá de modo remoto até semana que vem, por causa da pandemia.
A parlamentar e seus dois suplentes foram condenados por abuso do poder econômico e utilização ilícita de recursos para fins eleitorais, o conhecido caixa dois, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2019. Selma afirmou que recebeu a decisão com tranquilidade e diz que dedicará à advocacia.
“Vou lutar para que outros cidadãos não tenham seus direitos cerceados como ocorreu no seu caso", afirmou em nota a senadora cassada.
Carlos Fávaro, por outro lado já iniciou contactar apoiadores para sua reeleição na eleição que deve ocorrer conjuntamente com vereador e prefeito, com previsibilidade de ocorrer no dia 06 de Dezembro.