Brasil
Vento causa estragos em vários bairros do Rio
Rajadas de vento muito fortes e fortes atingiram alguns pontos da cidade do Rio nesta terça-feira (13). Bairros das zonas Sul e Norte tiveram queda de cerca de seis árvores e um poste. Janelas do Hospital do Fundão, na Zona Norte, quebraram e deixaram enfermeiro levemente ferido.
Até o início da tarde, o maior registro de vento foi no Forte de Copacabana, com 81 km/h.
O vento forte fez visitantes saírem engatinhando do Corcovado, na Zona Sul do Rio. Eles estavam perto da estátua do Cristo quando foram surpreendidos pela ventania. O serviço de vans que faz o transporte no ponto turístico foi suspenso por medida de segurança.
Uma placa da base do monumento do Cristo foi arrancada com a ventania. Segundo a assessoria, os visitantes foram retirados rapidamente da área, que foi completamente evacuada. O espaço está isolado e vai passar por vistoria e restauro. Ninguém ficou ferido.
Segundo o Centro de Operações, houve desabamento de árvores nos seguintes bairros:
- Jardim Botânico – Rua Pacheco Leão, na altura do nº 1194 (via parcialmente interditada)
- Cosme Velho – Estrada das Paineiras, na altura do nº 700 (via parcialmente interditada)
- Guadalupe – Av. Brasil (faixa da pista lateral interditada)
- Centro – Candelária
-
Um poste caiu, por volta das 14h, na Av. Vieira Souto, no Leblon. Equipes foram acionadas e o trânsito estava lento.
A operação do Bondinho do Pão de Açúcar, na Zona Sul, foi interrompida. Os passageiros foram retirados dos teleféricos e as bilheterias foram fechadas.
A Ponte Rio Niterói teve rajadas de vento moderadas a forte em toda a via nesta tarde. Para garantir a segurança dos usuários, funcionários estão orientando o trânsito em uma operação comboio.
Duas janelas do 7º e do 10º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão, Zona Norte, quebraram por conta dos ventos. Um enfermeiro ficou levemente ferido e foi atendido na própria unidade.
No shopping Nova América, na Zona Norte, caiu uma parte do teto de vidro. O empreendimento informou que não houve feridos e que a área foi isolada por segurança.
Frente fria
Uma passagem de uma frente fria deixa o tempo instável e há previsão de chuva a partir da tarde desta terça-feira (13). A máxima do dia é de 33ºC e mínima é 18ºC.
A Marinha emitiu um alerta de ressaca para o litoral fluminense entre as 21h desta terça-feira (13) e as 9h desta quinta-feira (15). Ondas podem chegar até 3 metros de altura em alto mar.