Brasil

Sete haitianos e um brasileiro morrem em série de explosões em silo no PR: saiba quem são as vítimas

Explosões foram registradas em silo da cooperativa C.Vale. Outras 11 pessoas ficaram feridas, nove em estado grave

PEDRO RIBEIRO/COM G1 27/07/2023
Sete haitianos e um brasileiro morrem em série de explosões em silo no PR: saiba quem são as vítimas
De acordo com o a cooperativa, dos oito mortos, um é funcionário da C.Vale e outros sete são terceirizados do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage) | Reprodução/G1

A Polícia Civil de Palotina, no oeste do Paraná, divulgou nesta quinta-feira (27) o nome das oito pessoas que morreram após a explosão de um silo de grãos da cooperativa C.Vale. Segundo a polícia, são sete homens haitianos e um brasileiro.

Confira nomes:

  • Michelet Louis - 41 anos (haitiano)
  • Jean Michee Joseph – 29 anos (haitiano)
  • Jean Ronald Calix – 27 anos (haitiano)
  • Donald ST Cyr – 24 anos (haitiano)
  • Wicken Celestin – 55 anos (haitiano)
  • Eugênio Metelus – 53 anos (haitiano)
  • Reginaldo Gegrard – 30 anos (haitiano)
  • Saulo da Rocha Batista – 53 anos (brasileiro)

Um homem, também haitiano segue desaparecido. Ele está soterrado embaixo de cerca de 10 toneladas de grãos de milho, segundo o major do Corpo de Bombeiros, Tiago Zajac. Câmeras de segurança registraram o momento da explosão.

Sete haitianos e um brasileiro morrem em série de explosões em silo no PR: saiba quem são as vítimas — Foto: Foto: Reprodução

Sete haitianos e um brasileiro morrem em série de explosões em silo no PR: saiba quem são as vítimas — Foto: Foto: Reprodução

Outras 11 pessoas ficaram feridas, sendo nove em estado grave, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

As explosões

Explosões em silo de grãos no PR: veja o que se sabe

Na tarde de quarta-feira (26), explosões sequenciais foram registradas em um silo de armazenagem de grãos da cooperativa. Veja o que diz a C.

As causas das explosões ainda são investigadas. O delegado responsável pelo caso Pedro Lucena disse que vai ouvir os sobreviventes, testemunhas e juntar vídeos para "dar uma resposta rápida à comunidade".

De acordo com o a cooperativa, dos oito mortos, um é funcionário da C.Vale e outros sete são terceirizados do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage), sindicato que presta serviços à cooperativa.

Ainda de acordo com a cooperativa, dos 11 feridos, 10 são funcionários da C.Vale e um é do sindicato.

Local de explosão da C.Vale antes da explosão — Foto: Reprodução

Local de explosão da C.Vale antes da explosão — Foto: Reprodução

Em nota o sindicato informou que lamenta o ocorrido e que se solidariza aos familiares e amigos das vítimas "expressando as mais sinceras condolências por todas as vidas perdidas".

A nota diz ainda que o sindicato não terá expediente na sexta-feira (28) "devido à grande perda e em respeitos as famílias".

O que moradores da região viram?

Moradores da região afirmaram que sentiram o tremor causado pelas explosões. Em alguns casos, segundo as testemunhas, vidros das residências chegaram a quebrar.

Há relato de tremores em casas a cerca de 8 quilômetros de distância da cooperativa. Os bombeiros orientam que os moradores não se aproximem do local.

Como é a operação de resgate?

O Corpo de Bombeiros informou, na quarta, que montou uma força-tarefa para o resgate das vítimas. Segundo a instituição, foram disponibilizados mais de 35 socorristas e 7 cães de Palotina, Cascavel e Toledo, cidades do oeste do Paraná.

Na noite de quarta, o governo estadual enviou, em dois aviões da Casa Militar, 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação, além de dois cães.

O capitão Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, explicou que parte das vítimas estavam em um túnel que interliga os armazéns do silo na hora das explosões.

Após 8 horas de buscas, trabalhador é resgatado com vida em silo de cooperativa que explodiu no Paraná

Após 8 horas de buscas, trabalhador é resgatado com vida em silo de cooperativa que explodiu no Paraná

Saiba mais

Depois das explosões, as estruturas dos silos caíram sobre as vítimas, o que dificultou o trabalho de buscas dos bombeiros.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que auxilia a Prefeitura de Palotina.

O que diz a C.Vale

Em nota, a C.Vale lamentou o caso, disse que está colaborando com as forças de segurança e que está mobilizada para preservar a integridade dos colaborados atingidos.

Afirmou, também, que vai apoiar os familiares das vítimas.

A cooperativa é considerada a 5ª maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a 2ª maior do Paraná.

Mapa detalha local de explosões em silos, em Palotina, no Paraná — Foto: g1

Mapa detalha local de explosões em silos, em Palotina, no Paraná — Foto: g1