Cotidiano

Hospital Estadual Santa Casa realiza mutirão de cirurgias pediátricas

Serão realizados 40 procedimentos eletivos entre sexta-feira e sábado

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM SECOM-MT 21/06/2024
Hospital Estadual Santa Casa realiza mutirão de cirurgias pediátricas
Serão realizados 40 procedimentos eletivos feitos entre os dois dias de ação | Secom-MT

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em Cuiabá, realiza um mutirão de cirurgias eletivas pediátricas nesta sexta-feira (21) e neste sábado (22). Serão realizados 40 procedimentos eletivos feitos entre os dois dias de ação.

Durante o mutirão, ocorrerão 10 procedimentos de hernioplastia inguinal, 10 de hérnia umbilical, 10 de postectomia e 10 de hidrocele. Todos os procedimentos elencados são de média complexidade e contemplam crianças de diversos municípios de Mato Grosso.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que a iniciativa do Hospital Estadual é de suma importância para o programa Fila Zero na Cirurgia, do Governo de Mato Grosso. 

“Quero parabenizar a equipe do Hospital Estadual Santa Casa, que realiza diversos mutirões como este e trabalha incansavelmente para melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas. Ações como essa iniciativa permitem que o programa Fila Zero na Cirurgia possa reduzir drasticamente a espera por cirurgias eletivas em Mato Grosso”, disse.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, ressaltou a atuação da equipe multidisciplinar durante os mutirões de cirurgias eletivas para garantir um melhor atendimento e um fluxo mais rápido de operações. 

“Quando o Hospital está em mutirão, as equipes se dedicam às operações eletivas da ação. Essa que vamos que realizar agora é totalmente voltada para crianças, pacientes que foram triados na própria Santa Casa para realizar as cirurgias,” explicou.

A diretora ainda acrescentou que a equipe hospitalar busca garantir a melhor assistência junto a toda equipe multidisciplinar para atingir o êxito das operações.

“Buscamos, por meio da assistência durante a cirurgia e visando um menor tempo de internação, garantir a qualidade de vida dessas crianças. Para isso, mobilizamos todas as equipes multidisciplinares para o auxílio desses pacientes”, finaliza.

Atualmente o Hospital Estadual Santa Casa possui 55 leitos pediátricos e sete salas cirúrgicas que auxiliam no suporte aos mutirões.