Cultura
A Imperatriz Leopoldinense é a campeã do Carnaval 2023 do Rio de Janeiro. A escola somou 269,8 pontos e conquistou o título depois de 22 anos.
A disputa foi acirrada, e o resultado só foi definido depois da nota do penúltimo jurado do último quesito, Evolução. A Unidos do Viradouro ficou em segundo lugar, com 269,7 pontos, apenas um décimo a menos do que a campeã.
Em último lugar, a Império Serrano foi rebaixada e vai disputar a Série Ouro no Carnaval 2024.
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval 2023 do Rio de Janeiro aconteceu no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na tarde desta quarta-feira (22). Presidentes e diretores das 12 agremiações estavam presentes.
Relembre o desfile
A Imperatriz Leopoldinense foi a quarta escola a desfilar na segunda noite do Carnaval do Rio de Janeiro.
Na estreia da segunda passagem do carnavalesco Leandro Vieira (ele já havia trabalhado na escola em 2020, quando a Imperatriz disputou e venceu o concurso da segunda divisão), a escola contou a morte de Lampião e a tentativa dele de ingressar no inferno e no céu.
Recusado em ambos, acabou indo... Desfilar na Imperatriz. A história pode soar fantástica demais, mas foi muito bem contada pela escola de Ramos (zona norte do Rio), que esbanjou luxo em fantasia e alegorias.
Desfile das campeãs
No sábado (25), as seis escolas mais bem colocadas voltam à Sapucaí para desfilar novamente. Além da campeã Imperatriz, passam pelo sambódromo: Unidos do Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Beija-Flor de Nilópolis, Estação Primeira de Mangueira e Acadêmicos do Grande Rio.