Cultura
Carnaval 2024 em SP: sete escolas abrem desfile do Grupo Especial; veja quais passam pelo Sambódromo nesta sexta,09
Confira a programação completa dos desfiles; primeira agremiação entra no Sambódromo do Anhembi às 23h15, e a última, às 5h45
Carolina Arjonas no ensaio da Camisa Verde e Branco no Anhembi, Zona Norte de SP — Foto: Adilson Marques/Edu Graboski/Divulgação
Os desfiles do carnaval 2024 de São Paulo têm início na noite desta sexta-feira (9), no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital, com a apresentação de sete escolas do Grupo Especial. A primeira noite do carnaval paulista tem transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo g1. Os portões serão abertos às 19h, e a primeira escola entra na Avenida do Samba às 23h15.
A ordem dos desfiles foi definida pela Liga das Escolas de Samba durante sorteio na Fábrica do Samba em junho de 2023. Confira:
Sexta-feira, 9 de fevereiro (1ª noite)
- 23h15 – Camisa Verde e Branco
- 0h20 – Barroca Zona Sul
- 1h25 – Dragões da Real
- 2h30 – Independente Tricolor
- 3h35 – Acadêmicos do Tatuapé
- 4h40 – Mancha Verde
- 5h45 – Rosas de Ouro
Sábado, 10 de fevereiro (2ª noite)
- 22h30 – Vai-Vai
- 23h35 – Tom Maior
- 0h40 – Mocidade Alegre
- 1h45 – Gaviões da Fiel
- 2h50 – Águia de Ouro
- 3h55 – Império de Casa Verde
- 5h – Acadêmicos do Tucuruvi
A Camisa Verde e Branco, vice-campeã do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo no ano passado, será a primeira escola de samba a entrar no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, na sexta-feira (9), primeiro dia de desfiles do Carnaval 2024. Vai apresentar o samba-enredo “Adenla - O imperador nas terras do rei".
A Barroca Zona Sul, 10ª colocada no Grupo Especial no ano passado, será a segunda escola de samba a entrar no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, na sexta-feira (9), primeiro dia de desfiles do Carnaval 2024. O samba-enredo é uma homenagem à própria escola: "Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que nós somos a faculdade do samba. 50 anos de Barroca Zona Sul" .
A Dragões da Real, 5ª colocada no Grupo Especial no ano passado, será a segunda escola de samba a entrar no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, na sexta-feira (9), primeiro dia de desfiles do Carnaval 2024. O samba-enredo é: "África - Uma constelação de reis e rainhas".
A Independente Tricolor, 7ª colocada no Grupo Especial no ano passado, será a quarta escola de samba a entrar no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, na sexta-feira (9), primeiro dia de desfiles do Carnaval 2024. Terá como samba-enredo "Agojie, a lâmina da liberdade!".
A Acadêmicos do Tatuapé, quarta colocada no Grupo Especial no ano passado, será a quinta escola de samba a entrar no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, na sexta-feira (9), primeiro dia de desfiles do Carnaval 2024. Vai apresentar o samba-enredo "Mata de São João – uma joia da Bahia símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a mata de São João!".
A Mancha Verde, bicampeã do carnaval de São Paulo, será a sexta escola de samba a desfilar no primeiro dia de desfiles no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, na sexta-feira (9). Apresentará o samba-enredo: “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta".
A Rosas de Ouro, 12ª colocada no Grupo Especial no ano passado, será a quinta escola de samba a entrar no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, na sexta-feira (9), primeiro dia de desfiles do Carnaval 2024. O título do samba-enredo é: "Ibira 70 -A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024" .