Cultura
Presidente da Academia Mato-grossense de Letras lança livro de poesia contemplado em seleção pública da Secel
Da escritora Luciene Carvalho, “Saranzal” será lançado às 19h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá, com performance teatral
A presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e escritora Luciene Carvalho lança seu novo livro de poesia, intitulado "Saranzal", na terça-feira (19), às 19h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. A obra foi uma das contempladas pelo edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
“A Secel fomentou e vem fomentando a iniciativa literária e é muito importante esse caminho onde a gente tenha as várias demandas da literatura contempladas, até porque existe um grupo que vêm produzindo há muito tempo, então é necessária essa valorização”, ressalta Luciene Carvalho.
A escritora aponta que as poesias são influenciadas por momentos da pandemia e a pós-pandemia de coronavírus, assim como por reflexões sobre a morte do seu pai, questão nunca abordada em nenhum de seus livros.
“Neste ano, faz 50 anos da morte dele e, pela primeira vez, eu trouxe um conteúdo sobre a presença afetiva do meu pai na minha poesia e na minha vida, então eu digo que, neste livro, fluiu intensamente minha relação com meu público”, explica.
No lançamento de Saranzal, evento que integra o Quilombo Poético, o público poderá vivenciar uma performance teatral e literária, onde Luciene, também diretora de teatro, trará elementos da oralidade e da poesia encenada.
O evento reflete a contemporaneidade e a conexão entre o passado e o presente de Luciene, que, prestes a completar 60 anos, explora suas memórias pessoais e coletivas com uma nova voz. "Esse evento vai falar da preta, da mulher periférica, da mulher pobre, da mulher poeta e da diretora de teatro”, diz.
Luciene é considerada a primeira mulher negra a presidir uma Academia de Letras no Brasil, ocupando a cadeira nº 31 da Academia Mato-grossense de Letras. Sua primeira obra foi publicada em 1994 e, durante a sua trajetória como escritora, foi contemplada por diversos prêmios.
Edital de Literatura
O Edital Estevão de Mendonça foi lançado, em 2022, para fomentar a criação e publicação, em formato impresso e digital, de obras literárias e projetos de incentivo à leitura. Ao todo ocorreu um investimento de R$ 2 milhões em 73 propostas culturais, distribuídas em diversas categorias como obras do gênero adulto, infantojuvenil, infantis e também propostas de fomento à leitura e a criação.
Serviço:
Lançamento do livro "Saranzal" de Luciene Carvalho
Local: Palácio da Instrução, Cuiabá
Data: 19 de novembro de 2024
Horário:19h
Clique aqui para adquirir o livro