Destaque
PF de MT realiza encerramento do programa de prevençãodo do uso de drogas nas escolas
O programa é uma eficiente ferramenta para o trabalho com influências sociais e habilidades de vida associadas à prevenção ao uso de drogas
Alegria, curiosidade e entusiasmo foram os sentimentos marcantes na visita de estudantes e professores à sede da Polícia Federal em Cuiabá.
A atividade socioeducativa faz parte do projeto #tamojunto 2.0 e fechou com chave de ouro a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas.
O #tamojunto 2.0 é um programa de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas nas escolas, adaptado a partir de uma metodologia anterior denominada “Unplugged”, desenvolvida por um conjunto de pesquisadores europeus vinculados à EU-DAP (Experiência de Prevenção ao Uso de Drogas na Europa – projeto financiado pela Comissão Europeia – Programa de Saúde Pública Comunitária, 2002).
O método foi trazido ao Brasil pela Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, em parceria com a UNODC Brasil (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes), sendo adotado pelo GPRED da Polícia Federal.
O programa é uma eficiente ferramenta para o trabalho com influências sociais e habilidades de vida associadas à prevenção ao uso de drogas.
O projeto contemplou adolescentes do sétimo ano da Escola Estadual Aureolina Eustácia Ribeiro que receberam em sala de aula os servidores da Polícia Federal para aplicação do método em 12 encontros.
A Coordenadora e organizadora do projeto, Luciane Pivetta, destaca que nesses encontros foram trabalhados o desenvolvimentos de habilidades cognitivas e sociais atuando como fatores de prevenção ao uso de drogas tais como assertividade, como não ceder à pressão de grupo.
Os adolescente puderam compreender como o uso de drogas legalizadas ou ilegais podem impedir a realização dos sonhos de um futuro melhor.
Concluída a aplicação do método, esse grande evento de encerramento foi realizado com a montagem de estandes, equipamentos policiais, técnicas da papiloscopia e da perícia criminal.
Puderam conhecer as viaturas, a apresentação do funcionamento dos drones. Momentos de muita agitação e emoção também foram vivenciados na apresentação do cão farejador de drogas e explosivos, Allan.
Adultos e crianças vibraram com as apresentações do cachorro policial, conduzido pelo Agente de Polícia Federal Jango Joanilton Pires.
Na sequência das atividades, os alunos participaram foram direcionados ao auditório onde foram recepcionados pela superintendente, Lígia Neves Aziz Lucindo, e pelos integrantes do GPRED.
A dirigente discursou aos estudantes, com palavras redigidas especialmente para elas: _ “Recebê-los aqui hoje faz parte de uma grande operação na vida de cada um de nós, servidores da Polícia Federal. Uma operação destinada ao cumprimento de nosso maior sonho: o de influenciar mentes e corações em prol do bem e da harmonia social, ocupando um espaço na vida de cada um que esteja disposto, como nós, a “contra os maus dia e noite lutar” _.
No fim do evento, cada aluno recebeu um kit do projeto, contendo garrafa de água, caneta e uma revista educativa. Os estudantes receberam ainda medalhas e certificados de "policiais mirins".
As atividades foram encerradas com um lanche de confraternização no refeitório da SR/MT.
O GPRED/MT
O Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas - GPRED/SR/PF/MT foi criado com o fim de implementar a atividade prevencionista no âmbito da Polícia Federal, com respaldo na atribuição constitucionalmente conferida pelo art. 144, §1º, II, CRFB/1988. Em Mato Grosso são 10 integrantes, entre policiais e administrativos, trabalhando em prol do projeto #tamojunto 2.0, iniciado em 05/04/2023.
Os servidores da PF e professores receberam treinamento para atuarem como aplicadores do programa. Toda as atividades realizadas para concretização do projeto receberam o apoio da Secretaria Estadual de Educação.