Destaque

Desembargador revoga prisão do ex-secretário de saúde de Cuiabá envolvido em esquema criminoso

Ao analisar o caso, o desembargador considerou a prisão de Célio desproporcional, decidindo estender a ele a concessão de liberdade provisória que beneficiou Hugo de Castilho

ALISSON OLIVEIRA/DA REDAÇÃO 25/10/2023
Desembargador revoga prisão do ex-secretário de saúde de Cuiabá envolvido em esquema criminoso
Reprodução | Olhar Direto



O Desembargador Luiz Ferreira Da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), decidiu revogar a prisão preventiva do ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, que estava detido sob acusações de participação em um esquema na Saúde de Sinop, supostamente "exportado" para a Capital.

A medida foi tomada com base na liberação do suspeito de liderar o grupo criminoso o advogado, Hugo Florêncio de Castilho, que já havia sido solto pela Justiça.

A defesa de Célio argumentou a falta de provas concretas contra o ex-secretário, destacando que "colaboração premiada não é prova absoluta". Além disso, questionou a competência da Justiça estadual para decidir sobre o caso, argumentando que envolve o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ressaltaram ainda que buscas e apreensões no endereço de Célio já foram realizadas, assim como o bloqueio de seus bens. Alegaram que a soltura do ex-secretário não representa risco às investigações em andamento.

Ao analisar o caso, o desembargador considerou a prisão de Célio desproporcional, decidindo estender a ele a concessão de liberdade provisória que beneficiou Hugo de Castilho.

Hugo é irmão do juiz de Cuiabá, Jurandir Florêncio Castilho Junior, ele chegou a ser solto após o pagamento de uma fiança no valor de R$ 800 mil, ele foi detido sob acusado de desvio de recursos da saúde de Sinop/MT, no valor de mais de R$ 87 milhões 


Caso segue em investigação.