Destaque
Sérgio Ricardo, do TCE, repudia acusações de Pinheiro contra intervenção da saúde em Cuiabá
Ele destacou que uma inspeção realizada pelos conselheiros do TCE no hospital não foi ao encontro com as alegações do prefeito
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, classificou como "absurda" a denúncia do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) contra a gestão do Hospital São Benedito durante a intervenção do Estado na Saúde da Capital.
Segundo Sérgio Ricardo, as acusações feitas pelo prefeito são infundadas e políticas, tendo como objetivo apenas atacar a gestão atual. Ele destacou que uma inspeção realizada pelos conselheiros do TCE no hospital não foi ao encontro com as alegações do prefeito.
O presidente do TCE explicou que, antes da intervenção, o São Benedito era um hospital subutilizado, com uma taxa de ocupação de apenas 40%, e mesmo assim, registrava um alto número de mortes. Após a intervenção, a unidade passou a oferecer tratamentos cardiológicos e cirurgias de alta complexidade, o que aumentou a ocupação dos leitos, mas não resultou em um aumento significativo no número de mortes, conforme alegado pelo prefeito.
Sérgio Ricardo ainda sugeriu que a rixa política entre o prefeito e o governador Mauro Mendes pode ter influenciado nas declarações de Emanuel Pinheiro. Ele ressaltou a importância de evitar conflitos políticos que prejudiquem a população e anunciou que o TCE realizará um levantamento detalhado para monitorar o número de mortes antes e depois da intervenção no hospital.
Além disso, o TCE flexibilizará o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), transferindo a regulação da unidade para o Município, como parte do processo de monitoramento contínuo da situação no Hospital São Benedito.