Uma cobra píton oliva (Liasis olivaceus) foi flagrada devorando um crocodilo inteiro em um pântano na região de Queensland, na Austrália. As imagens foram compartilhadas no Facebook pela ONG GG Wildlife Rescue Inc.
A espécie de serpente pode chegar a 4 metros de comprimento e, embora normalmente se alimente de criaturas menores, incluindo pássaros, morcegos e ratos, já foi observada comendo grandes répteis, como jacarés ou crocodilos.
Enquanto isso, os crocodilos da área são da espécie Crocodylus Johnstoni, que pode chegar a 1,5 metro. Ambos os animais são predadores da região, ou seja, os crocodilos que vivem por ali também se alimentam de pítons que ainda não chegaram a fase adulta.
De acordo com os especialistas, as serpentes têm duas mandíbulas que se movem independentemente uma da outra. Por isso, a cobra tem mais liberdade para se movimentar e ingerir presas tão grandes quanto o crocodilo.
Uma vez engolida, a píton inicia um processo exaustivo de digestão — que, nesse caso, pode durar meses. Todos os ossos, carne e órgãos serão digeridos pela serpente enquanto as escamas e dentes do crocodilo serão expelidos, pois contêm muita queratina e esmalte.