Esportes
Neste domingo (11), Mayra Aguiar conquistou a inédita medalha de ouro na categoria 78kg, nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Bicampeã mundial e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016, ela superou, por ippon, a cubana Kaliema Antomarchi na final. Esse é o primeiro ouro dela no Pan. "Estava com muita vontade de conquistar essa medalha", desabafou ao final da disputa.
Em Jogos Pan-Americanos, Mayra ficou perto do lugar mais alto do pódio em duas oportunidades: no Rio 2007 e Toronto 2015, quando foi prata. "Eu sabia que seria uma luta dura. A cubana é uma adversária duríssima e estava muito bem hoje. Já tinha lutado contra ela algumas vezes. A luta foi para o golden score, que normalmente, por estatística, eu perco. Mas estava me sentindo superbem", comemora.
No caminho do ouro, Mayra venceu por ippon a americana Nefeli Papadakis nas quartas. Nas semis, ela precisou de apenas 27 segundos para vencer, de novo por ippon, a venezuela Karen Leon.
Beatriz Souza e David Moura também lutaram neste domingo. Na estreia nos jogos Pan-Americanos, Beatriz conquistou a medalha de bronze na categoria 78kg, ao vencer a judoca da Nicarágua Izayana Nicamarenco, por ippon.
"Essa medalha é importante demais. Só tem a acrescentar ao meu currículo, e logo nos Jogos Pan-Americanos. Estou muito feliz. Mostra que eu estou no caminho certo.”
Atual medalhista de ouro Pan-Americano, David Moura também ficou com o bronze, na categoria 100kg, ao vencer, por ippon, o americano Ajax Tadehara.
Com a medalhas de Mayra, Beatriz e David, o judô termina o Pan de Lima com dez medalhas no total: cinco de ouro, uma de prata e quatro de bronze.