Mundo

Vacina da Rússia pode receber aval esta semana para início da aplicação na população do país

Segundo agência, liberação da vacina Sputnik V ocorrerá junto com os testes clínicos da Fase 3, que testarão 40 mil voluntários. Pessoas do grupo de risco receberão as primeiras doses liberadas para a população civil

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM G1/COM AP 07/09/2020
Vacina da Rússia pode receber aval esta semana para início da aplicação na população do país
Foto: Alexander Zemlianichenko Jr
O vice-diretor do Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, órgão do Ministério da Saúde da Rússia, Denis Logunov, informou na sexta-feira (4) que a vacina candidata do país contra o coronavírus, a Sputnik V, poderá ser liberada para a população esta semana.

"O registro da vacina permite a vacinação de toda a população, mas os grupos de alto risco virão primeiro. Não há restrições para os demais grupos, mas o Ministério da Saúde definiu a tarefa de proteger os grupos de risco em primeiro lugar ", afirmou Logunov.

Segundo o vice-diretor, existe uma "vasta base de evidências de que a vacina é segura" e que a segurança "foi o principal pré-requisito para seu registro".

"[O registro da vacina russa] Permite proteger os grupos de risco imediatamente, sem gastar dois, três, quatro ou cinco anos testando a vacina em voluntários, durante os quais muitas pessoas nos grupos de alto risco podem morrer ou ser prejudicadas", explicou Logunov.