Mundo

Governo reconhece ponto de inflexão em processo eleitoral na Venezuela, mas mantém aposta no diálogo com Maduro

Para assessores de Lula, é preciso aproveitar a relação histórica entre os dois líderes para contribuir, sem ingerência nos assuntos domésticos do país vizinho

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 27/03/2024
Governo reconhece ponto de inflexão em processo eleitoral na Venezuela, mas mantém aposta no diálogo com Maduro
Governo reconhece ponto de inflexão em processo eleitoral na Venezuela, mas mantém aposta no diálogo com Maduro | CNN

O governo Luiz Inácio Lula da Silva reconhece como um ponto de inflexão no processo eleitoral da Venezuela a não aceitação da historiadora Corina Yoris como candidata da oposição ao regime de Nicolás Maduro. No entanto, a política externa do petista vai manter a aposta no diálogo com o presidente do país vizinho para garantir o cumprimento do Acordo de Barbados na votação marcada para 28 de julho.

Dentro do Palácio do Planalto, há um reconhecimento de que foi dura a nota de Maduro em resposta ao Itamaraty, que disse acompanhar “com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral naquele país”. A Venezuela viu o posicionamento do Ministério das Relações Exteriores brasileiro como “nebuloso” e que parecia “ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos”.

Para assessores de Lula, é preciso aproveitar a relação histórica entre os dois líderes para contribuir, sem ingerência nos assuntos domésticos da Venezuela, e fazer valer o Acordo de Barbados, do qual o Brasil é observador – portanto, tem envolvimento direto e interesse de que o pacto seja cumprido e sejam realizadas eleições com vistas à normalização do processo político venezuelano.

A questão é o quanto o impedimento à inscrição de Corina Yoris, indicada pelo grupo político de Maria Corina Machado, que está judicialmente impossibilitada de concorrer, marca uma perda de confiança no regime de Maduro. O descumprimento do Acordo de Barbados representaria um grave revés para a política externa, com repercussões domésticas no Brasil.

Pesquisas de opinião não só feitas no atual mandato de Lula, mas ainda durante os governos anteriores do PT, mostram que a relação com a Venezuela vem sendo percebida pelos brasileiros como algo negativo. Levantamento da Genial/Quaest realizado em dezembro apontou a retomada de relações com o país vizinho como um dos três “maiores erros” do governo Lula em 2023, ao lado do volume de viagens internacionais do presidente e a não classificação do Hamas como grupo terrorista.

Meses antes, em junho, a retomada das relações diplomáticas com a Venezuela só não era mais mal avaliadas do que políticas que facilitassem a compra e a posse de armas, uma medida amplamente defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e questionada até mesmo dentro de seu eleitorado.