Mundo
Veja fotos: Papa Francisco lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
Jorge Bergoglio lavou, secou e beijou os pés de 12 mulheres enquanto algumas delas choravam
O Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres detidas em uma prisão de Roma, nesta quinta-feira (28), um rito que marca a quinta-feira que antecede a Páscoa.
O pontífice argentino visitou o presídio feminino de Rebibbia, na periferia de Roma, no meio da tarde. Essa é a primeira vez que ele faz o rito exclusivamente com mulheres.
Sentado em uma cadeira de rodas, Jorge Bergoglio lavou , secou e beijou os pés de 12 mulheres. Algumas delas choraram.
O papa Francisco, que já visitava detentos em Buenos Aires, afirmou que a cerimônia do lava pés "é um gesto que nos chama a servir aos demais".
Ele também celebrou uma missa no pátio do centro de detenção, onde estão presas cerca de 370 mulheres.
Leia também
CATOLICISMO Papa Francisco: Igreja está aberta a população LGBTQIA+, mas há regras NATAL 2023 Na mensagem de Natal, Papa Francisco diz que os corações estão em Belém MISSA DO GALO Papa Francisco denuncia a indústria de armas ao fazer um apelo de Natal pela paz no mundo HOMOSSEXUALISMO Papa diz que bênçãos LGBT são para indivíduos, não aprovação de uniões POLÔNIA Papa Francisco aceita renúncia de arcebispo polonês acusado de ignorar abusos ATENTADO EM MOSCOU Papa condena ataque terrorista em Moscou como ato “vil” que ofende a DeusTradições cristãs
Na tradição cristã, a Quinta-feira Santa celebra o dia em que Cristo lava os pés dos apóstolos na Última Ceia.
O ritual foi perpetuado em cerimônias do cristianismo, exceto em algumas linhas do protestantismo.
Refugiados, ex-mafiosos, doentes e marginalizados
Desde sua eleição, em 2013, o líder da Igreja Católica visitou em várias ocasiões presídios e centros de acolhida de refugiados, lavando os pés de ex-mafiosos, doentes ou marginalizados.
Na noite de sexta-feira, ele deve presidir a "Via-Crúcis", no Coliseu, à qual não pôde comparecer em 2023 por motivos de saúde.
O papa de 87 anos aparentava bom estado, apesar de sua saúde ter sido motivo de preocupação nos últimos dias, devido às reiteradas infecções que o impediram de ler seus discursos em várias ocasiões.
Papa Franciso lava pés de mulheres presas na Itália, em 28 de março de 2024 — Foto: Vatican Media/Via Reuters
Papa Francisco fala com prisioneira na Itália, em 28 de março de 2024 — Foto: Vatican Media/Via Reuters
Papa cumprimenta mulheres na prisão de Rebibbia, na Itália, em 28 de março de 2024 — Foto: Vatican Media/Via Reuters