Mundo
Pelo menos 300 mil pessoas já deixaram Rafah, dizem militares israelenses
Forças de Defesa de Israel ordenaram saída de moradores da cidade
Aproximadamente 300 mil pessoas deixaram Rafah como resultado do que os militares israelenses chamam de “atual evacuação temporária” da cidade, afirmam as Forças de Defesa de Israel (FDI).
Num comunicado no sábado, as FDI disseram que “até agora, aproximadamente 300 mil habitantes de Gaza avançaram para a Área Humanitária em Al-Mawasi”, que fica na costa a norte de Rafah. Al-Mawasi já estava lotado de pessoas deslocadas antes que os civis em Rafah recebessem a ordem de se deslocar para lá.
O número de 300 mil é o dobro do estimado pelas FDI na quinta-feira (9).
Questionados pela CNN para esclarecimentos sobre o número, as FDI disseram que se tratava “do início da atual evacuação temporária da população civil de Rafah”, indicando que não incluía pessoas que possam ter se movido nessa direção antes da operação no leste da cidade, que começou há quase uma semana.
As Nações Unidas e grupos humanitários estimam que algo entre 1,2 e 1,4 milhões de pessoas viviam na área de Rafah antes do início da operação israelense na parte oriental da cidade. Imagens de satélite examinadas pela CNN mostraram que as cidades de tendas em várias partes de Rafah estavam mais vazias do que antes.