Mundo
Defesa Civil de Gaza diz que 10 mil corpos podem estar sob escombros
Vala comum teria sido descoberta nas proximidades do hospital Al Shifa
A Defesa Civil em Gaza estima que cerca de 10 mil corpos estejam presos sob os escombros de edifícios destruídos em Gaza.
“Há meses trabalhamos com equipamentos simples, o que nos consome tempo e esforço”, disse o porta-voz Mahmoud Bassal no sábado (12). O grupo afirma que Israel destruiu de 70 a 80% das capacidades da Defesa Civil.
A Defesa Civil e os médicos são os primeiros a responder após os ataques aéreos israelenses e trabalham no resgate de sobreviventes e na recuperação de corpos quando conseguem chegar aos locais dos ataques.
“Exigimos que as Nações Unidas e os grupos humanitários intervenham imediatamente para permitir a entrada do equipamento de resgate necessário para que possamos continuar o nosso trabalho, recuperar os desaparecidos debaixo dos escombros e fornecer o combustível necessário para operar os veículos de defesa civil”, disse Bassal.
Leia também
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Por que morte de agentes humanitários em ataque de Israel põe conflito em Gaza em encruzilhada GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Seis meses de guerra em Gaza: as profundas divisões que afastam cada vez mais a paz do Oriente Médio GUERRA NO ORIENTE MÉDIO O que se sabe sobre as covas coletivas encontradas em hospital de Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Acordo aceito pelo Hamas inclui libertação de reféns e reconstrução de Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Israel diz ter tomado controle de passagem de Rafah em Gaza: por que cidade é tão estratégica GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Israel ordena nova evacuação em Rafah; forças israelenses se preparam para expandir operações na Faixa de GazaQuarenta dias após a retirada das forças israelenses das proximidades do complexo médico de Al-Shifa, “a Defesa Civil e o pessoal médico ainda estão recuperando corpos enterrados pelas forças de ocupação israelenses em valas comuns”, acrescentou Bassal.
O Ministério da Saúde palestino em Gaza disse na quarta-feira (8) que equipes médicas descobriram uma terceira vala comum no complexo Al-Shifa. Os militares israelenses negaram qualquer envolvimento nos enterros.