Mundo
OEA aprova resolução sobre Venezuela por consenso
Proposta foi apresentada pelos EUA e endossada pelo Brasil
Os países-membros da Organização dos Estados Americanos aprovaram por consenso um projeto de resolução sobre a situação na Venezuela, nesta sexta-feira (16).
A nova proposta, liderada pelos Estados Unidos, reforça a cobrança pela divulgação das atas por seção eleitoral. Por outro lado, abriu mão da verificação externa do processo.
Leia também
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS Poder, dinheiro e medo: como Maduro mantém apoio de militares na Venezuela ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS Após EUA, chanceleres da Argentina e do Uruguai dizem que González ganhou eleição na Venezuela ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS Venezuela terá dia de protestos em meio a tensão após Maduro se declarar reeleito ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS Milhões de venezuelanos planejam fugir do país se Maduro permanecer no poder ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS A crise política na Venezuela entra em território desconhecido ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS González assina declaração como “presidente eleito” da Venezuela ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS OEA discute nova resolução sobre Venezuela ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS Venezuela: 5 fatores que explicam permanência de Maduro no poder ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS Maduro entrega atas eleitorais do seu partido à Justiça da VenezuelaO novo texto, ao qual a CNN teve acesso, foi finalizado nesta manhã. Na avaliação da diplomacia brasileira, ficou compatível com o tom adotado no comunicado conjunto de Brasil, Colômbia e México no dia 8 de agosto — tornando mais altas, desta vez, as chances de aprovação.
A averiguação internacional da votação foi justamente o ponto que levou o Brasil e outros países a votar contra a primeira proposta, analisada em 31 de julho na OEA.