Mundo

Forte tempestade de neve nos EUA coloca dezenas de Estados e milhões de pessoas sob alerta

Os Estados de Kentucky, Virgínia, Virgínia Ocidental, Kansas, Arkansas e Missouri declararam estado de emergência

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM BBC 05/01/2025
Forte tempestade de neve nos EUA coloca dezenas de Estados e milhões de pessoas sob alerta
Aproximadamente 60 milhões de americanos em estado de atenção | Getty Imagens

Mais de 60 milhões de americanos estão sob alertas climáticos de inverno devido a uma enorme tempestade que deve trazer a maior queda de neve e as temperaturas mais baixas em mais de uma década.

Grande parte do Canadá e 30 estados dos EUA, do Kansas à Costa Leste, estão sob alertas climáticos, disse o National Weather Service (NWS). Espera-se queda de neve entre 15-30 cm, de Ohio a Washington DC.

Os Estados de Kentucky, Virgínia, Virgínia Ocidental, Kansas, Arkansas e Missouri declararam estado de emergência. Até mesmo partes da Flórida, normalmente amena, devem experimentar condições de congelamento.

Os meteorologistas dizem que o clima extremo está sendo causado pelo vórtice polar, uma área de ar frio que circula ao redor do Ártico.

Depois de cobrir as Planícies Centrais, a tempestade deve atingir a Costa Leste dos EUA.

Em Washington DC, o prefeito da cidade declarou emergência de neve até pelo menos domingo à noite.

O Congresso deve se reunir na tarde de segunda-feira (6/1) para certificar a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos EUA há três meses, mas não está claro se o mau tempo pode atrasar o retorno de alguns legisladores à capital de seus distritos eleitorais.

O meteorologista da AccuWeather, Dan DePodwin, disse que este mês pode ser o janeiro mais frio para os EUA desde 2011.

Ele acrescentou que "temperaturas bem abaixo da média histórica" ​​podem permanecer por uma semana. Temperaturas entre 7 e 14°C abaixo do normal são previstas.

Atrasos severos nas viagens são esperados. Quase 1.500 voos de entrada e saída dos EUA foram cancelados e quase 5.000 ficaram atrasados, de acordo com o FlightAware.com.

Foto de um avião sob a neve.

Crédito,Getty Images

Legenda da foto,Quase 1.500 voos já foram cancelados, de acordo com o site de rastreamento FlightAware

-40 °C

A Amtrak também cancelou vários serviços de trem.

As companhias aéreas American, Delta, Southwest e United suspenderam as taxas de alteração para passageiros devido às possíveis interrupções de voos.

Mais ao norte, os canadenses também estão sentindo os efeitos do vórtice polar.

Grande parte do Canadá está sob alertas climáticos extremos neste fim de semana, com temperaturas congelantes abrangendo o país.

Algumas áreas também estão vendo rajadas de neve - uma queda de neve pesada repentina acompanhada de ventos fortes.

Na província central de Manitoba, o vento frio pode fazer as temperaturas despencarem para até -40 °C.

"Desastre em potencial"

As condições nas estradas já pioraram, com acidentes envolvendo caminhões e carros, bem como um caminhão de bombeiros capotando perto de Salina, Kansas.

"As condições de apagão tornarão as viagens extremamente perigosas, com estradas intransitáveis ​​e um alto risco de motoristas ficarem presos", alertou o NWS.

Enquanto isso, tempestades severas capazes de produzir tornados se moverão para o leste do Arkansas e Louisiana para o Mississippi e Alabama na noite de domingo, disse o NWS.

O meteorologista particular Ryan Maue disse: "Vai ser uma bagunça, um desastre em potencial. Isso é algo que não víamos há um bom tempo."