Mundo
Trump diz que Brics vai acabar rapidamente se bloco ameaçar dólar
Republicano também reforçou ameaça de taxar grupo em 10%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (18) que o Brics "acabaria rapidamente" se tentassem ameaçar a soberania do dólar e reforçou a advertência de taxar em 10% dos países do bloco.
"Quando ouvi sobre esse grupo do Brics, seis países, basicamente, eu os ataquei com muita, muita força. E se algum dia eles realmente se formarem de modo significativo, isso acabará muito rapidamente", disse Trump.
A criação de uma moeda própria para o comércio entre o Brics, ou seja, a substituição do dólar, é uma discussão antiga entre os membros do grupo.
A ação já foi defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apesar de não estar no centro dos debates da Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, entre 6 e 7 de julho.
"Temos esse pequeno grupo chamado Brics, que está desaparecendo rapidamente. Mas os Brics queriam tentar dominar o dólar, o domínio do dólar, o padrão do dólar. E eu disse: qualquer um que esteja no consórcio de nações do Brics, vamos tarifar vocês em 10%. Eles tiveram uma reunião no dia seguinte, e quase ninguém apareceu. Eles não queriam ser tarifados, é incrível", disse Trump.
"Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do BRICS pagará uma tarifa ADICIONAL de 10%. Não haverá exceções a esta política. Obrigado pela atenção!", disse Trump em uma publicação no Truth Social.