Opinião

Revele a Mulher-Maravilha que existe em você

Carol Bispo 07/05/2023
Diferente dos super-heróis da Liga da Justiça, a Mulher-Maravilha não foi criada por um cartunista. Em 1941, o psicólogo e escritor William Moulton Marston, inspirado em sua própria esposa, apresentou ao mundo essa super-heroína criada para proteger a Terra.
Seu criador a imaginou como a líder do amor ideal e o tipo de mulher que deve governar o mundo com a força do Super-Homem e o fascínio de uma mulher boa e bonita. Ela foi uma das primeiras heroínas das HQs e representou as mulheres que entravam no mercado de trabalho durante a Segunda Guerra Mundial.
Essa personagem nasceu no seio de uma família, admirada pelo seu homem pelos seus superpoderes: sua empatia, inteligência emocional, verdade, paz, amor e proteção. Em 2016, a Mulher-Maravilha foi escolhida pela ONU para ser embaixadora por ser “símbolo da paz, justiça e igualdade”. Ela representa meninas e mulheres pelo mundo todo.
Hoje, ser uma Mulher-Maravilha significa ser admirável, mas não pela beleza externa e nem pela ótica do outro, e sim, pela ótica de si mesma. É se olhar no espelho e se sentir completa e positiva.
Para adquirir esses “superpoderes” é preciso focar no autoconhecimento e ser realista em relação às suas expectativas, sem buscar a perfeição. Outra atitude importante é nunca se comparar com os outros e saber apreciar suas qualidades, além de praticar o autocuidado com rotinas que melhorem sua imagem pessoal e não ficar esperando as oportunidades chegarem:  sempre ir à luta.
Em muitos casos, para uma Mulher-Maravilha se redescobrir ou se revelar é indispensável a orientação de um profissional de saúde mental. Diferente das amigas que ouvem desabafos, os psicólogos têm uma escuta qualificada e este profissional está apto a organizar e orientar o pensamento da mulher, para que ela faça as escolhas acertadas e conscientes.
A melhor contribuição que uma Mulher-Maravilha pode dar a outras mulheres é o apoio. Apoiar o trabalho e as lutas delas para que possam vencer. Sejamos essa Mulher-Maravilha! Sejamos um pilar de fortalecimento da saúde mental, que sustenta a força de toda mulher. É preciso autoconhecimento e segurança para que todas saibam seu real valor e não se deixem ser manipuladas ou violentadas. Quando uma mulher toma posse do seu devido lugar, ninguém mais a segura.Carol Bispo é visagista, especialista em cabelos naturais, designer de cortes, acadêmica de Psicologia, palestrante e idealizadora do método Cabelo do Dia Seguinte. Instagram: @carolbispo_visagista