Polícia

Veja Foto: Brasileiro que fugiu de presídio no Paraguai é recapturado em Ponta Porã(MS)

20/01/2020
Um dos 76 presos fugitivos da prisão de Pedro Juan Caballero foi preso em Ponta Porã, Brasil, segundo dados do Departamento de Operações de Fronteiras (DOF). O preso, natural do estado da cidade de Imperatriz, estado do Maranhão é Eduardo Alves Da Cruz, 30, e estava no térreo do pavilhão brasileiro e cumpria pena no presídio regional por tráfico de drogas há quatro anos. Segundo o boletim de ocorrência da polícia brasileira, o homem, visivelmente nervoso, foi abordado por agentes do Departamento de Operações de Fronteiras (DOF) em uma rodovia em Ponta Porã e, após ser submetido a algumas perguntas, finalmente acabou confessando que havia escapado com o outros prisioneiros no Paraguai.   Do total de fugitivos, 40 são brasileiros e 36 são paraguaios. A fuga foi na madrugada de domingo (19). O Ministério Público informou que vídeos das câmeras de segurança do presídio mostram uma movimentação intensa desde as 4h deste domingo. Para a promotora, é impressionante que os guardas não tenham agido diante das imagens que tinham à disposição.  

Ainda no domingo, a ministra da Justiça, Cecilia Perez, afirmou que sua pasta denunciou ao Ministério Público um suposto plano de fuga e pagamento de 80 mil dólares (mais de R$ 330 mil) por parte de integrantes da facção criminosa para os funcionários da prisão regional de Pedro Juan Caballero, de acordo com o jornal "La Nación".

A Procuradoria do Paraguai pediu a prisão do diretor de presídio regional de Pedro Juan Caballero e de 30 agentes penitenciários por suspeitas de facilitação da fuga.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que o governo federal está trabalhando junto com os estados para impedir a entrada no Brasil dos fugitivos.