Polícia
Dominado pelo Comando Vermelho, penitenciária Ahmenon Lemos, em Várzea Grande, só tem 16 policiais penais por plantão para cuidar de 1.100 presos; MP pede interdição
Os policiais se alternam em plantões de 24 X 48 horas e a maioria trabalha exaustivamente
O Complexo Penitenciário Estadual Ahmenon Lemos, em Várzea Grande, só tem 16 policiais penais para cuidar de 1.100 presos.
Os policiais se alternam em plantões de 24 X 48 horas e a maioria trabalha exaustivamente.
Mais de 70% dos servidores tem mais de 15 anos de serviços e enfrentam problemas de estresses e tensões com a falta de condições humanas e sobrecargas no trabalho.
A denúncia foi feita pelos policiais penais ao Página 12. Eles – afirmaram – que o presídio é dominado pela facção criminosa Comando Vermelho e é um barril de pólvora e precisa, urgentemente, do aumento de efetivo de novos servidores para cuidar dos internos e evitar fugas, como o que ocorreu na madrugada de terça feira, 02, e que fugiu cinco internos.
As circunstâncias da fuga ainda não foram esclarecidas e deve ser aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar(PAD).
Leia também
FUGA EM VÁRZEA GRANDE Presos fazem fuga espetacular de Penitenciaria em VG; Sesp monta ‘força tarefa’ para tentar recapturá-los FUGA EM VÁRZEA GRANDE O que se sabe sobre a fuga de 6 presidiários de penitenciária estadual em várzea GrandeFugiram Richardson Mourão Morais, de 21 anos, Rafael da Silva Pires, de 24 anos, Guilherme de Jesus Oliveira, de 27 anos, Geneci Fernandes Telles, de 32 anos, Brendo Paes Teixeira, de 25 anos e Beacil Lopes do Nascimento Neto, de 28 anos.
No dia da fuga tinham oito internos na cela.
Eles utilizaram uma serra, quebraram em dois e colocaram em uma caneta. Logo após, os presos serram duas grades em que conseguiram passar suas cabeças.
A fuga ocorreu às 03:45 hs da manhã.
Cinco fugiram, um ficou ‘entalhado’ no buraco de uma das grades e dois não aceitaram acompanhar o grupo.
Eles disseram que tem apenas um ano para cumprir as respectivas penas e preferiram ficar.
A fuga só foi descoberta pela manhã na troca de plantão e durante a contagem dos presos.
O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Polícia Penal, Polícia Militar e a Polícia Civil trabalham para encontrar os fugitivos. Na semana passada, dois presos que fugiram da mesma penitenciária foram recapturados pela Polícia Civil.
Na quinta feira, 04, a promotora de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça Criminal da comarca de Cuiabá, Josane Fátima de Carvalho Guariente, pediu a interdição do Complexo Penitenciário, até a nomeação de policiais penais.
A promotora de pede ainda a fixação de pena de multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.