Polícia
Polícia Civil deflagra “Operação Energia Limpa” de combate ao furto de energia
A atividade realizada de forma clandestina, tinha como objetivo maquiar o consumo e reduzir o valor da fatura

A Polícia Civil deflagrou, na terça-feira (29), a “Operação Energia Limpa”, que visa coibir ações criminosas de furto de energia. Na ação, um homem foi conduzido à delegacia, em flagrante, por furto de energia elétrica, mediante fraude.
A operação contou com apoio da Rede Energisa e da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec). Após perícia técnica no transformador da unidade consumidora, procedida pela Politec, foi constatado um desvio direto da rede de uma das fases de energia.
Conforme os peritos, a atividade realizada de forma clandestina, tinha como objetivo maquiar o consumo e reduzir o valor da fatura.
Leia também
FRAUDE ELETRÔNICA Operação Bogus: Polícia Civil mira quadrilha que aplicou R$ 55 milhões em golpes online DOBRA DIGITAL Operação da Polícia Civil mira grupo criminoso especializado em fraudes bancárias FURTO Polícia Civil prende dois empresários por furto de energia mediante fraude em VG ROUBO Polícia Civil prende filho investigado por roubar residência da mãe em Cuiabá ROUBO A POSTO Homem é preso pela Polícia Civil logo após praticar roubo a posto de combustível em Várzea Grande OPERAÇÃO ESPÓLIO Polícia Civil faz Operação contra advogada por estelionato TRÁFICO DE DROGAS Polícia Civil deflagra operação contra acusados de comandar o tráfico de drogas em Ponte Branca FALSUS DEVIATIS Veja Fotos: PF, Polícia Civil e Receita Federal deflagram operação contra o comércio de eletrônicos clandestinos em shoppings em Cuiabá e VG LUCAS DO RIO VERDE Polícia Civil cumpre mandados que apuram a prática de crime contra administração pública OPERAÇÃO LITÍGIOS Polícia Civil realiza operação contra grupo acusado de roubar e torturar idoso de 70 anosO delito está sendo investigado pela PJC . Os envolvidos foram conduzidos à delegacia para apuração criminal dos corretos autores.
"Essa trabalho em conjunto com os órgãos fiscalizadores e a Energisa é imprescindível para o combate ao delito fraudulento. A Polícia Civil mantém seu compromisso em zelar pela sociedade e garantir a ordem pública, mediante investigação, para apurar e reprimir os delitos; em defesa da paz social de Rosário Oeste", disse o delegado Mauro Perassolli.
Em 2025 já foram realizadas 50 operações em todo o estado, 27 pessoas foram levadas para delegacia e vão responder criminalmente. A fraude e o furto de energia estão enquadrados nos artigos 155 e 171 do Código Penal, e o infrator pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.
A Energisa salienta que esse manejo clandestino da energia elétrica pode gerar oscilação na energia da região, queima de equipamentos elétricos de quem faz e dos vizinhos, curto-circuito e acidentes fatais, colocando em risco a vida de pessoas e animais.