O lucro e a falta de respeito em desfavor dos consumidores em Mato Grosso andam de mãos dadas.
É certo que a concessionária de energia elétrica no estado poderia fazer melhor em 2020.
Mas, não fez.
Já estivemos nesse caminho antes, muitas vezes.
Nos últimos anos com as empresas Rede e a antiga estatal Cemat.
Essas empresas provocaram centenas de milhares de reclamações e/ou processos judiciais.
E o desrespeito com os consumidores se tornaram uma latente no cotidiano mato-grossense.
Aqui estamos em 2020, com a empresa de energia elétrica Energisa liderando as reclamações de um mau serviço e cobranças indevidas aos consumidores do estado.
Mais uma vez, a empresa é o epicentro das denuncias protocoladas no Procon de Mato Grosso.
Das 3.737 reclamações feitas até março deste ano, 83% é em desfavor da energisa. E o principal motivo é a cobrança indevida ou abusiva.
Além disso, na Agência de Regulação dos Serviços Delegados em Mato Grosso(Ager), a concessionária de energia é a número 1º em denuncias e/ou reclamações.
E não é só pessoas físicas. Os entes públicos, leia-se Câmaras dos Vereadores e Prefeituras também tem feitos centenas de reclamações contra ela(Energisa).
Os municípios aprovaram no final do ano passado moções de repúdios contra a empresa e pede providências contra ela, na Ager.
Entre os municípios estão: Alto Taquari, Claudia, Carlinda, Colíder, Curvelândia, Sorriso, Guiratinga, Alto Araguaia, Nova Nazaré, Denise, Alto Garças, Cocalinho, Campo Novo dos Parecis e Pontes e Lacerda. As moções contra a Energisa foram aprovadas por maioria absoluta pelas Câmaras Municipais das cidades, vítimas da empresa.
Mas, os municípios prejudicados não estão sozinhos nessa luta contra essa ‘praga’ da cobrança abusiva e da falta de respeito, protagonizada pela empresa Energisa. A agência Ager descreveu como lamentável essa prática e promete endurecer contra a empresa que continua a fazer essa ação ‘vil’ contra os consumidores mato-grossenses.
Veja os municípios que aprovaram Moção de Repúdio contra a Energisa
Alto Taquari
Claúdia
Carlinda
Colíder
Curvelândia
Sorriso
Guiratinga
Alto Araguaia
Nova Nazaré
Denise
Alto Garças
Cocalinho
Campo Novo dos Parecis
Pontes e Lacerda