Profissionais de saúde de Mato Grosso denunciam que não estão conseguindo receber a devolução das cotas capitais da Unicred, empresa de crédito ligada a Unimed Cuiabá.
Como cooperados, eles faziam pagamentos mensais em suas contas correntes na cooperativa e no encerramento de suas respectivas contas bancárias, deveriam receber a devolução do que foi descontado.
Mas, não é isso que está acontecendo. Segundo elas, a diretoria da Unicred não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o não pagamento. “Liguei várias vezes no atendimento da cooperativa e a atendente não sabe informar.
Além disso, fiz cobrança por email e eles não dão nenhuma posição”, disse uma dentista que tem mais de R$ 5 mil para receber da cooperativa e no qual o Página 12 teve acesso.
Em nota a assessoria de imprensa da Unicred nega ‘calote’ e – afirma – que a devolução das cotas ocorrerá após a normalização da Pandemia da Covid 19, o Novo Coronavírus, com a realização de uma Assembleia Ordinária e que será realizada no mês de Julho.
A Unicred – disse ainda ao Página 12 – que a Medida Provisória nº 931, de 30/03/2020 flexibilizou, excepcionalmente, o prazo para a realização das Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs).
Sobre a realização de Assembleia Virtual, a empresa enfatiza que em função do quadro social da empresa, a Unicred não realizará.
Nota de Esclarecimento
A Unicred Mato Grosso, pensando na prevenção e no bem-estar dos cooperados, esclarece que a Medida Provisória nº 931, de 30 de março de 2020, em função da pandemia, flexibilizou, excepcionalmente, o prazo para a realização das Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) até o final de julho deste ano. Conforme o estatuto da cooperativa, os pagamentos relativos às sobras e devolução das cotas capitais dos cooperados só poderão ser feitos após a AGO.
É importante ressaltar que a formatação do quadro social da Unicred MT, diferentemente de outras instituições do sistema cooperativo, que atuam com delegados, torna complexa a realização de Assembleias virtuais para garantir o direito de voto de todos os cooperados. Sendo assim, tão logo a situação da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) seja controlada, a Assembleia será realizada.
A cooperativa informa ainda que o novo prazo da AGO foi amplamente divulgado nos seus canais de comunicação e redes sociais, bem como nos pontos de atendimento.