Polícia
“O saldo era 400, mas aí teve o filho do velho que eu e você acertamos pagar 200...”, diz conversa sobre venda de sentença envolvendo filho de Desembargador de MT
O ministro do STF Cristiano Zanin, liberou o teor da conversa relativo ao inquérito policial federal na quinta-feira, 28
Conversas interceptada pela Polícia Federal pelo aplicativo WhatsApp e divulgada na quinta-feira, 27, mostra o advogado Roberto Zampieri(assassinado em 2023 em Cuiabá) trocando informações com Valdoir Slapak(empreendedor na área de consultoria de negócios) e alvo da Operação Sisamnes sobre a venda de sentença por parte do Desembargador, Sebastião de Moraes Filho, e que em troca teria aceitado benefícios ao seu filho, o advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, nas negociações.
“Entre os dias 11 e 13 de setembro do ano passado, emergiu possível poderio de Zampieri nos atos do desembargador Sebastião de Moraes Filho, indicando-se, outrossim, potencial favorecimento a um de seus filhos como compensação a um êxito judicial alcançado pela parte que Roberto Zampieri representava no processo”, disse trechos da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal(STF), Cristiano Zanin, que autorizou a Operação Sisamnes, feita pela Polícia Federal na terça-feira, 26, em Cuiabá, Goiás e no Distrito Federal.
O ministro liberou o teor da conversa relativo ao inquérito policial federal na quinta-feira, 28.
Em um dos trechos da decisão, Zanin diz que o filho do Desembargador, advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, teria sido um dos beneficiados na transação comercial envolvendo o Desembargador e o advogado Zampieri.
Ainda, conforme o ministro em uma conversa ocorrido do dia 4 de outubro de 2023 Zampieri contou ao desembargador Sebastião que havia conseguido um contrato muito bom para seu filho, “...havia conseguido um contrato muito bom p [sic] o Mauro”, diz trechos da interceptação feita pela Polícia Federal. E esta seria uma tentativa de agrado em razão de um pedido que Zampieri fez ao magistrado dias antes, enfatizou o ministro do STF.
O Desembargador Sebastião de Moraes Filho está afastado de suas funções no Tribunal de Justiça de Mato Grosso e faz uso de tornezeleira eletrônica.
A PF ainda conseguiu interceptar outras conversas entre o advogado Roberto Zampieri com o próprio Desembargador.
Em uma delas, os dois falam sobre o recebimento de barras de 400 gramas de ouro e transferências por PIX.
O magistrado, porém, também teria aceitado outros tipos de benefícios. Na decisão que autorizou a Operação Sisamnes, o ministro Cristiano Zanin, ainda cita um processo em que Zampieri atuou na defesa de José Pupin, conhecido como “Rei do Algodão”, ocorrido em setembro de 2023, sendo contratado por R$ 12 milhões.
O advogado teria tratado sobre este caso com o desembargador Sebastião para obter decisão favorável.
Em uma conversa com Valdoir Slapak, outro alvo da operação, Zampieri comenta este processo. “Consta nos autos que no dia 13 de setembro de 2023 Zampieri conversou com Haroldo Fource, sócio de Valdoir e também alvo da operação, e informou o empresário que tinha dado “tudo certo” no caso da Colombo e da Afare, bem como que “o do Pupin vamos ter que acertar as honrarias do filho dele, s [sic] outra parte havia procurado ele”, afirma o ministro Cristiano Zanin em sua decisão.
A organização criminosa, segundo a Polícia Federal, era especializada em corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional e tinha seus tentáculos no ‘seio’ do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Ela teve início há vários anos atrás, desde quando o advogado Roberto Zampieri, advogado assassinado em 2023, criou uma relação de amizades e troca de favores, incluindo aí vendas de decisões judiciais com os Desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho, afastados e denunciados pelo Conselho Nacional de Justiça.
Os envolvidos estão sendo monitorados por tornezeleira eletrônicas. São eles:
Andreson de Oliveira Gonçalves – Lobista e empresário(preso na Operação)
Flaviano Kleber Taques Figueiredo – Advogado indicado pela OAB-MT e ficou na lista tríplice para vaga de desembargador do TJMT
João Ferreira Filho – Desembargador do TJ/MT, afastado pelo CNJ
Haroldo Augusto Filho – empresário
Mirian Ribeiro Gonçalves – Advogada e esposa de Andreson
Mauro Thadeu Prado de Moraes - Filho do desembargador Sebastião de Moraes
Sebastião de Moraes Filho – Desembargador do TJ/MT – afastado pelo CNJ
Rafael Macedo Martins – Advogado e servidor do TJMT lotado no gabinete de Sebastião de Moraes
Rodrigo Vechiatto da Silveira - empresário
Roberto Zampieri - Advogado assassinado em 2023
Valdoir Slapak – Empreendedor na área de consultoria de negócios
Victor Ramos de Castro
Na Operação da PF, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.
De acordo com as apurações, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses.
Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.