Política

Stopa 'peita' Emanuel e ameaça renunciar caso ex-secretário, Júnior Leite, volte para Prefeitura de Cuiabá

O descontentamento de Stopa com Júnior Leite na empresa pública é evidente, e sua ameaça de renúncia mostra a tensão política entre eles

ALISSON OLIVEIRA/ DA REDAÇÃO 08/03/2024
Stopa 'peita' Emanuel e ameaça renunciar caso ex-secretário, Júnior Leite, volte para Prefeitura de Cuiabá
Reprodução | Gilson Leite

Na manhã de sexta-feira, 08, o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, desafiou o prefeito Emanuel Pinheiro(MDB), ameaçando renunciar ao mandato caso o ex-secretário, Júnior Leite, seja recontratado na Prefeitura.

A tensão entre os dois políticos ficou exposto após a exoneração de Leite, que pediu para deixar o cargo de diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) na segunda-feira, 04, após Pinheiro ser afastado pelo Tribunal de Justiça, sobre a suspeita de comandar uma organização criminosa, instalada na gestão de saúde da capital.

Leite ocupou o cargo por dois anos e enfrentou críticas do vice-prefeito Stopa, que assumiu interinamente a Prefeitura na terça-feira, 05.

O descontentamento de Stopa com a gestão de Leite na empresa pública ficou evidente, e a ameaça de renúncia mostra a tensão política entre eles.

Em 2023, o nome da esposa de Júnior Leite, Carine Luckmann, foi citado em um inquérito da "Operação Iterum", da Polícia Federal, por transações suspeitas com a empresa Log Lab Inteligência Digital e a Prefeitura de Cuiabá.

Segundo o inquérito, Carine recebeu transferências financeiras do proprietário da empresa, Antônio Fernando Ribeiro, totalizando R$ 176 mil.

A Prefeitura de Cuiabá, na época, emitiu nota esclarecendo que o pagamento estava dentro dos padrões normais de relacionamento comercial entre empresas privadas, com contratos e emissão de nota fiscal para todos os serviços prestados.