Polícia
Polícia captura líder de facção investigado por três homicídios no Aeroporto de VG
Apontado como liderança da facção, ele desembarcou acreditando estar seguro — mas foi recebido pela DHPP com mandado de prisão em mãos.
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta segunda-feira (8), um homem de 33 anos apontado como uma das lideranças de uma facção criminosa que atua em Cuiabá e investigado por três homicídios ligados ao grupo, ocorridos em setembro deste ano.
A captura foi realizada pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) no momento em que o investigado desembarcava no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, após voo vindo de Natal (RN).
Durante a abordagem, os policiais apreenderam seis celulares e R$ 10 mil em espécie, valores que serão analisados pela investigação.
O suspeito é apontado como envolvido nas execuções de Edson Amaral de Moura, conhecido como “Baleia”, de 41 anos, morto em 2 de setembro, e também de Alberto Pereira Santos, de 40, e do enteado dele, Hendrew Felipe Araujo da Silva, de 24, assassinados em 22 de setembro, todos em Cuiabá.
As apurações da DHPP indicam que as três mortes estão diretamente ligadas à atuação da facção e às disputas internas do crime organizado na cidade. A Polícia Civil o considera uma peça estratégica no comando de ações e determinações de execução.
“Retiramos das ruas um indivíduo que liderava um grupo criminoso e que já ceifou três vidas. A prisão dele é resposta do Estado e prevenção de novas mortes. Cada investigação busca justiça e proteção à sociedade”, disse o delegado Bruno Abreu.
Com a prisão, a DHPP segue aprofundando as investigações para identificar outros envolvidos, possíveis mandantes e conexões do crime com a facção.