Política
Página 12 acerta resultado em Cuiabá ao publicar pesquisa da AtlasIntel no sábado, 05
Na reportagem o Página 12 – afirmou – que tanto Abílio quanto Lúdio disputariam o segundo turno das eleições
Independente dos motivos, o fato é que, em Cuiabá, os institutos de pesquisa passaram por uma sequência sem precedentes de descompasso entre expectativas acerca do comportamento do eleitorado e a realidade revelada pelas urnas, nas eleições de domingo, 06.
O Página 12 foi um dos poucos veículos a acertar o resultado oficial da apuração para prefeito. Na pesquisa publicada pelo site no sábado à noite, do Instituto AtlasIntel e também publicado pela CNN e pelo jornal paulistano Estadão, o site Página 12 cravou que o candidato do PL, Abilio Brunini teria 40,5% dos votos válidos — excluindo indecisos, brancos e nulos.
No resultado oficial ele obteve 39,61% dos votos, 126.944 mil votos e disputará o segundo turno. Ainda na matéria do site, o candidato do PT, Lúdio Cabral teria 32% das intenções de votos.
No computo oficial ele teve 28,31% dos votos, obtendo 90.719 mil votos.
Na reportagem o Página 12 – afirmou – que tanto Abílio quanto Lúdio disputariam o segundo turno das eleições. Na mesma reportagem, o Página 12 – afirmou – que o candidato Eduardo Botelho (União Brasil) não disputaria o segundo turno.
Segundo a reportagem ele teria 20,6% das intenções de votos, segundo a matéria de sábado, dia 05. Botelho obteve 27,77% dos votos válidos (desconsiderados votos brancos e nulos) – e ficou em terceiro lugar com 88.977 mil votos.
E não disputará o segundo turno. Já o candidato do MDB, Domingos Kennedy, MDB, segundo a matéria, teria 6,9% dos votos válidos. Com o resultado oficial, Kennedy conquistou 4,31% dos votos válidos, 13.805 mil votos.
Os institutos de pesquisa de Mato Grosso: Gazeta Dados, Instituto Percent, Quaest, MT Dados e Futura Inteligência, que já eram alvo de contestação durante a campanha eleitoral para prefeito em Cuiabá, entraram na berlinda após a divulgação dos resultados do primeiro turno nas eleições para prefeito de Cuiabá, ocorrido no início da noite de domingo, 06.
Eles – afirmaram – que o candidato do União, Eduardo Botelho, seria o mais votado para o segundo turno e alguns deles disseram que Botelho venceria as eleições no primeiro turno.
O saldo das urnas revelou que o desempenho do candidato do União Brasil foi pífia e ficou abaixo do que indicavam as principais sondagens eleitorais desses institutos.
Na pesquisa da AtlasIntel foram ouvidos 1.597 eleitores da cidade de Cuiabá, por recrutamento digital aleatório, entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro. A pesquisa, contratada pela própria AtlasIntel, foi registrada na Justiça Eleitoral como MT-01757/2024 e o nível de confiança foi de 95%.
Veja Matéria Publicado pelo Página 12 no sábado, dia 05