Política
Moraes determina extradição de envolvidos no 8 de janeiro foragidos na Argentina
Ministro atendeu pedido da PF; protocolo prevê que Ministério da Justiça acione Ministério das Relações Exteriores
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a extradição de brasileiros considerados foragidos da Justiça que, acusados de participar dos ataques de 8 de janeiro, fugiram para a Argentina.
O ministro atendeu pedido da Polícia Federal (PF), que identificou a presença dos foragidos no país vizinho após investigação.
Moraes já enviou a determinação ao Ministério da Justiça, que deverá acionar o Ministério das Relações Exteriores para conduzir os processos de extradição junto com o governo argentino.
Em junho, o governo do Brasil recebeu da Argentina uma lista com aproximadamente 60 nomes de pessoa procuradas pela Justiça brasileira que estavam sem seu território. Na ocasião, a PF iniciou a elaboração do pedido de extradição enviado ao STF.
A suspeita é que os brasileiros entraram na Argentina escondidos em carros após quebrarem tornozeleiras eletrônicas que usavam.
Leia também
PF cumpre mandados em MT na Operação Operação Lesa Pátria contra atos em Brasília PF deflagra 10ª fase da Operação Lesa Pátria contra suspeitos de ataques aos Três Poderes PF deflagra 11ª fase da Operação Lesa Pátria para identificação de participantes que financiaram os ataques do dia 8/1 PF deflagra 12ª fase da Operação Lesa Pátria para identificação de participantes dos ataques do dia 8/1 ATOS GOLPISTAS PF deflagra 13ª fase da Operação Lesa Pátria para identificar possível financiador dos ataques do dia 8/1 ATOS GOLPISTAS PF faz a 19ª fase da Operação Lesa Pátria em MT contra atos de 8 de janeiro NOVA OPERAÇÃO PF deflagra nova fase de Operação Lesa Pátria e cumpre dois mandatos de prisão em MT 8 DE JANEIRO PF deflagra 23ª fase da Operação Lesa Pátria e cumpre 10 mandados de busca e apreensão em MTOperação Lesa Pátria
Desde o início das investigações sobre os ataques de 8 de janeiro, a Polícia Federal (PF) tem realizado uma série de prisões no âmbito da Operação Lesa Pátria, que visa identificar e deter os envolvidos nas ações de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes.
Em agosto, os policiais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, em Goiás e no Distrito Federal.
Em junho, a PF cumpriu 11 mandados contra empresários acusados de serem financiadores dos ataques.
Inicialmente, o prazo previsto para encerrar a apuração era em janeiro deste ano. Contudo, foi estendido para julho e, posteriormente, para janeiro de 2025.