Política

Médica pediatra pode assumir saúde em Cuiabá na gestão de Brunini

A médica já foi presidente do Conselho Regional de Medicina em Mato Grosso e ajudou a elaborar o Plano de Governo de Brunini, na area da saúde

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA 28/10/2024
Médica pediatra pode assumir saúde em Cuiabá na gestão de Brunini
A médica pediatra Lúcia Helena Barboza Sampaio, pode comandar a saúde municipal | Divulgação

A médica pediatra Lúcia Helena Barboza Sampaio, pode comandar a saúde municipal durante a sua gestão do prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Jacques Brunini Moumer, do PL, de 40 anos.

A médica já foi presidente do Conselho Regional de Medicina em Mato Grosso e ajudou a elaborar o Plano de Governo de Brunini, na area da saúde.

Ela disse que ela e o prefeito eleito já tinha conversado sobre essa possibilidade, ainda no primeiro turno, na elaboração do plano de gestão da saúde, “acredito que ele não mudou de ideia, pelo nosso convívio e pela oportunidade de trabalharmos juntos”, disse a médica confiando em um provável convite por parte de Brunini.

Brunini derrotou o seu principal oponente, o candidato do PT, Lúdio Cabral, por diferença de 24.197 mil votos em uma eleição acirrada e atípica, realizada com números diferentes do que foram divulgados pelos principais Institutos de Pesquisa e que davam empate entre os dois e projetaram diferença de no máximo 2 mil votos.

Com a apuração concluída, Abílio teve 171.324 mil votos(53,80%) ante o candidato Lúdio, que teve 147.127 votos mil votos(46,20%).

A vitória de Brunini foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 17h36. A sua vice é a Coronel Vania Rosa (Novo).

Abílio Brunini, nasceu em Cuiabá é formado em arquitetura, é casado, tem dois filhos menores e é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Ele entrou na política com um forte discurso em defesa da família e dos valores cristãos e foi eleito vereador em 2016 pelo PSC na capital.

Em 2022, ele foi eleito deputado federal com a maior votação da cidade, alcançando quase 42 mil votos. E foi o segundo deputado federal mais votado em Mato Grosso. Durante a campanha em 2024, ele contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e no segundo turno, do governador Mauro Mendes (União).