Política
Cirurgia de Bolsonaro deve durar até quatro horas e terá anestesia geral
Procedimento está programado para quinta, dia de Natal, às 9h
A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro tem previsão de iníciar às nove da manhã de quinta-feira (25), em pleno Natal. Os médicos de São Paulo que realizarão o procedimento devem chegar a Brasília nesta quarta-feira (24), no início da tarde.
Segundo a equipe, a cirurgia pode durar de três a quatro horas e será realizada sob anestesia geral. A última intervenção à qual Bolsonaro foi submetido teve como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir o abdome. Mais invasivo, o procedimento durou aproximadamente 12 horas e foi o mais longo desde o episódio da facada, em 2018.
Desta vez, os médicos irão corrigir uma hérnia inguinal bilateral. Em termos gerais, trata-se de uma espécie de abertura na parede abdominal, na região da virilha, que permite a saída de conteúdo intestinal. Procedimentos desse tipo são considerados comuns em centros hospitalares.
Bolsonaro deve permanecer internado por um período de cinco a sete dias. A estimativa da equipe médica leva em conta cuidados como analgesia, fisioterapia e profilaxia para evitar riscos de trombose.
Nesta quarta-feira (24), o ex-presidente deve ser internado no hospital DF Star para a realização de exames preparatórios.
Leia também
CONDENADO PELO STF Moraes autoriza exame de ultrassom de Bolsonaro na PF em Brasília CONDENADO PELO STF Após ultrassom, médicos indicam cirurgia para Bolsonaro, diz advogado CONDENADO PELO STF Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista CIRURGIA DA BEXIGA Moraes autoriza internação de Bolsonaro para realização de cirurgia CIRURGIA DA BEXIGA PF na porta e celulares proibidos: veja detalhes da internação de BolsonaroRelembre outras cirurgias feitas por Bolsonaro
6 de setembro de 2018
A primeira cirurgia do ex-presidente ocorreu no dia da facada, em 6 de setembro de 2018, e durou cerca de duas horas. Bolsonaro recebeu atendimento em Juiz de Fora (MG) para reparar lesões nos intestinos delgado e grosso.
12 de setembro de 2018
Dias depois, em 12 de setembro do mesmo ano, o ex-presidente passou por uma cirurgia para desobstrução do intestino, realizada em São Paulo. O procedimento durou aproximadamente uma hora.
28 de janeiro de 2019
Em 28 de janeiro de 2019, em uma operação que durou quase sete horas, Bolsonaro retirou a bolsa de colostomia utilizada durante a recuperação da primeira intervenção médica.
8 de setembro de 2019
Quase um ano após a facada, o político do PL passou por mais um procedimento, desta vez para tratar uma hérnia que surgiu na cicatriz do atentado. A cirurgia durou cerca de cinco horas.
Setembro de 2023
Em setembro de 2023, o político do PL foi submetido a mais duas cirurgias. A primeira para corrigir outra hérnia e a segunda para tratar um desvio de septo.