Brasil
Lua vista de MS fica vermelha por conta de incêndios e poeira, diz especialista em meteorologia
Os incêndios e a poeira deixaram a lua com um tom mais "avermelhado" em Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Segundo a especialista em meteorologia do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), Franciane Rodrigues, a coloração do satélite é indicativo do quanto a atmosfera está poluída, principalmente pelas partículas das queimadas.
"É um efeito físico. A luz refletida pela lua interage com a poluição atmosférica no comprimento de onda da luz vermelha, uma vez que as partículas tem um tamanho grande se comparado a outros gases da atmosfera. Dentro da física atmosférica, o fenômeno têm esse efeito é denominado como espalhamento Mie", explica.
Conforme Franciane, quanto mais ao horizonte a lua se encontrar, mais vermelha vai parecer, por conta do reflexo da luz nas partículas de poluição. Além disso, existem outros fatores que podem alterar a coloração da lua: "Condições meteorológicas, a falta de chuvas e o transporte de poluição da região amazônica que chega no estado também contribuem para o fenômeno", explica.
O modo como a lua está sendo visualizada em Mato Grosso do Sul acaba refletindo o quadro atual do estado. Enfrentando uma estiagem prolongada, com baixa umidade relativa do ar em vários municípios, os incêndios em vegetação têm se alastrado, principalmente na região do Pantanal.