Brasil

Segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos retirados de Gaza embarca para o Brasil

Nova leva é formada por 48 pessoas, a maioria palestinos parentes de brasileiros que já foram repatriados. Grupo embarcou em voo da FAB com previsão de chegada a Brasília na madrugada de segunda-feira,11

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM G1 10/12/2023
Segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos retirados de Gaza embarca para o Brasil
Brasileiros e palestinos que Itamaraty retirou da Faixa de Gaza embarcam em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no aeroporto do Cairo, no Egito, para o Brasil, em 10 de dezembro de 2023 | TV Cultura - Uol

O segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos que o Itamaraty conseguiu retirar da Faixa de Gaza no sábado (9) embarcou para o Brasil neste domingo (10), de acordo com a Embaixada do Brasil na Palestina.

Esta segunda leva, composta por 48 pessoas, embarcou no aeroporto internacional do Cairo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que na manhã de sábado (9) saiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Egito, para buscar o grupo.

Eles serão levados até Brasília, em um voo sem escalas com chegada prevista para a madrugada de segunda-feira (11).

O grupo conseguiu deixar Gaza na manhã de sábado, pela cidade fronteiriça de Rafah, que faz divisa entre o sul do território palestino e o nordeste do Egito. De lá, foram levados até o Cairo.

Nomes cortados por Israel

--:--/--:--

Quarenta e sete brasileiros e parentes cruzam fronteira da Faixa de Gaza para o Egito

A primeira lista tinha mais de cem nomes, dos quais 24 foram vetados por Israel e Egito. Os dois países revistam e autorizam a saída de todos os nomes propostos pelas embaixadas de países com cidadãos na Faixa de Gaza.

Até a última atualização desta reportagem, o governo brasileiro não havia informado os motivos para vetar os 24 nomes. Entre eles, sete têm cidadania brasileira.

Os autorizados a deixar Gaza cruzaram a fronteira após mais de dois meses de conflitos entre Israel e o Hamas. Em novembro, dias antes de os primeiros brasileiros serem autorizados a sair de Gaza, o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, revelou ao g1 que a Embaixada já trabalhava com uma segunda lista.

Como adiantado por Candeas, o grupo tem mais palestinos que brasileiros, já que muitos são parentes de pessoas que deixaram o território na primeira leva. Na lista, estão:

Desse total, 27 são crianças e adolescentes. Há também 16 mulheres, entre elas duas idosas, e quatro homens. Atualmente, após centenas de estrangeiros já terem conseguido deixar a Faixa de Gaza, o governo de Israel tem priorizado a saída de mulheres e crianças.

Em novembro, após mais de um mês de espera, 32 pessoas deixou a Faixa de Gaza com destino ao Brasil. No grupo estavam 22 brasileiros e dez palestinos.

Encontro de chanceleres

Também neste domingo, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está em Buenos Aires para a posse de Javier Milei, se reuniu com o chanceler de Israel, Eli Cohen.

Segundo o Itamaraty, os dois trataram de relações bilaterais e da segunda lista de brasileiros e parentes palestinos.