Brasil
Estado do Rio de Janeiro decreta epidemia de dengue
São mais de 49 mil casos da doença este ano com quatro mortes

O governo do Rio de Janeiro decretou na quarta-feira (21) epidemia de dengue no território fluminense. O decreto será publicado no Diário Oficial até quinta-feira (22). São mais de 49 mil casos este ano da doença no estado, 20 vezes acima do esperado, com quatro mortes confirmadas. Os números de 2024 já representam 96% de todos os casos registrados em 2023.
O estado anunciou a criação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde específico para a dengue, que vai unir todos os setores da saúde, inclusive a Vigilância Sanitária, para dar resposta rápida aos municípios. Além disso, haverá ampliação para 22 salas de hidratação e reforço diário de médicos e enfermeiros nas UPAs estaduais.
O governador do Rio, Cláudio Castro, informou que o estado está com 308 casos para 100 mil habitantes, o que configura uma epidemia.
“Temos uma projeção de aumento de casos para as próximas seis a dez semanas ainda. Num cenário positivo, seis semanas. Num cenário negativo, dez semanas. Nossa previsão é um acumulado até maio na casa dos 150 mil casos. Teremos semanas difíceis ainda”, disse Castro.
Leia também
VACINAS Ministério da Saúde estuda ampliar oferta da vacina contra dengue Dengue faz três estados e DF decretarem situação de emergência SINTOMAS 'Dengue deixou minha filha paraplégica': como doença pode afetar sistema nervoso e causar danos irreversíveis SAÚDE PÚBLICA SES elabora plano de contingência para enfrentamento da dengue e outras arboviroses SAÚDE PÚBLICA Dengue: quais remédios são contraindicados e quais podem ser usados para tratar sintomas Brasil alcança meio milhão de casos de dengue: número quadruplicou em relação ao início de 2023 AUMENTO DE CASOS Casos de Dengue aumentam em MT em apenas 11dias SAÚDE PÚBLICA Brasil registra mais de 550 mil casos de dengue em 2024 SAÚDE PÚBLICA Mortes por dengue chegam a 113 no país; 438 óbitos são investigados