Na campanha publicitária Novembro Azul feita pela Prefeitura de Cuiabá para o exame de próstata, a única dificuldade para o paciente seria dirigir-se até a uma Policlínica, UPA ou Pronto Socorro mantido pela Secretaria de Saúde de Cuiabá e consultar. Certo? Errado.
Mesmo se fosse pessoalmente em uma unidade de saúde, ele com certeza vai ‘quebrar a cara’, pois não existe urologista para fazer o exame de toque retal da próstata em pacientes.
Os únicos médicos urologistas só atendem no Pronto Socorro e assim mesmo em situação de trauma de urgência e emergência em caso de complicações das vias urinárias, disse um dos médicos do Pronto Socorro, “não há profissionais para fazer o exame de toque retal nos pacientes masculinos”, afirmou o médico que lamenta a falsa campanha publicitária feita pela Prefeitura de Cuiabá.
O exame de prevenção que é uma exigência do ministério da Saúde para todo o país deveria estar sendo feito pela Prefeitura desde o início de Novembro, mas, não há atendimento em nenhuma unidade de saúde.
Além do exame de toque retal, a Prefeitura também deveria oferecer o exame de sangue antígeno prostático específico (PSA).
O que não acontece. Em suas páginas na rede social e no site www.cuiaba.mt.gov.br (http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/saude/secretaria-municipal-de-saude-abre-campanha-novembro-azul-nesta-sexta-feira-1/20782), é possível constatar a campanha publicitária, mas, sem a indicação onde deveria ser feito as consultas preventivas.
https://www.facebook.com/prefeituracba/videos/535589223939773/