Cotidiano

Energisa/Cemat de MT tem um dos piores desempenhos do Brasil em relação a satisfação dos consumidores

23/04/2020
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em pesquisa realizada de satisfação dos consumidores de eletricidade divulgado em 2020 constatou que a concessionária de energia elétrica Energisa/Cemat é a que mais apresenta problemas na região Centro Oeste.   A empresa está sediada em Minas Gerais e assumiu em 2014 o controle da Cemat diante da crise que levou o grupo Rede, proprietária da empresa, a se submeter a um processo de recuperação judicial.   Segundo a ANEEL, os problemas causados pela empresa afetam vários setores da economia do estado. Ações individuais já foram protocoladas na justiça e em julgamentos de mérito, vários magistrados já determinaram a melhora dos serviços.   A ANEEL realizou uma pesquisa de opinião para avaliação da satisfação dos consumidores residenciais com as concessionárias de distribuição de energia elétrica no Brasil. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Vox Populi e foram realizadas em várias cidades, inclusive Cuiabá.   Foram aplicados questionários entre as concessionárias brasileiras e pesquisados 300 usuários para cada empresa, em cidades de grande, médio e pequeno porte sorteados aleatoriamente, e que implicaram num procedimento amostral confiável sob o ponto de vista estatístico.   O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de cada concessionária está expresso junto com o valor apurado para o índice de satisfação dos consumidores.   Entre os dados disponíveis, destacam-se também os simuladores de melhoria da qualidade, com os quais as distribuidoras podem estudar os efeitos de possíveis ações de melhoria nos aspectos que não foram bem avaliados pelos seus consumidores.   As avaliações das distribuidoras foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 22/7 a 13/11/2019, que entrevistou 27.308 consumidores, de 596 municípios atendidos pelas 91 empresas.   Essa foi a maior edição da pesquisa, realizada anualmente desde o ano 2000. Além da Satisfação, também são apurados os itens Confiança, Fidelidade, Qualidade Percebida e Valor Percebido. Em 2019, o índice Brasil Concessionárias ficou em 67,38 - variação de 1,93% em relação a 2018. Já o índice Brasil Permissionárias ficou em 78,19, 6,57% maior que 2018.